Escoteiros do Mar visitam a ilha do Cedro na APA de Cairuçu

Escoteiros visita APAParaty (14/8/2017) - Era sábado (5/8) e o relógio marcava 7h30. Cerca de 40 escoteiros de Angra dos Reis/RJ estavam prontos na praia do Cão Morto para fazer a travessia de 20 minutos até a ilha do Cedro. Aguardavam por uma vivência junto à natureza e à cultura caiçara pelo território da APA de Cairuçu.

Já na ilha, um café da manhã recepcionou a turma do 27º Grupo Escoteiro do Mar Cornélis Verolme, da cidade vizinha Angra dos Reis. A turma, composta por crianças e jovens de seis a 19 anos, demostrou grande interesse pelo território e pela temática ambiental. Ao longo da manhã, os escoteiros conversaram sobre unidades de conservação e a importância da APA de Cairuçu para a região, bem como seus objetivos e contexto local. Além disso, puderam vivenciar experiências da vida caiçara por meio da conversa com conselheiro Almir dos Remédios, membro do conselho gestor da APA. Após a trilha, um almoço com comida típica caiçara encerrou a visita à ilha.

A parte da tarde foi dedicada ao porto e centro histórico de Paraty, onde muitos puderam estar pela primeira vez. "As crianças ficaram encantadas com esse paraíso e com a riqueza histórica de Paraty. Foi um aprendizado fundamental para o grupo, que ficou sensibilizado com a causa ambiental e percebeu a importância de suas ações para o futuro", comentou Ana Paula Rivelline Ayres, chefe do grupo escoteiro. Ela afirmou ainda que as explicações e conversas foram muito interessantes e com linguagem acessível, o que facilitou a compreensão e integração de todos.

A atividade teve duração de um dia e foi organizada e conduzida pela equipe da APA, composta pelo servidor Flávio Paim e pela secretária Jeani M. de Oliveira.

Talitha Pires

Foto: Jeani M. de Oliveira