Aula inaugural aberta a todos marca o início da pós-graduação Teresa

divulgação TeresaEm março de 2020, quando estava pronto para começar, o Curso Teresa – Gestão de Territórios e Saberes foi suspenso por causa da pandemia COVID-19. Após quase 16 meses, as aulas serão iniciadas em julho de 2021. Com a proposta de interação entre a academia e os modos de vida e saberes tradicionais do território da Baía da Ilha Grande, a especialização tem duração de um ano e será dividida em quatro bimestres que somam 360 horas de aulas.
Apesar de ser um curso com aulas presenciais, o conteúdo foi adaptado para acontecer de modo remoto. "O corpo docente não desejava isso, mas diante do atraso muito grande que ocorreria se fôssemos esperar condições seguras para o início presencial, acabamos decidindo por iniciar dessa forma", pontua Paulo Leal, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e coordenador do curso.
Para marcar o início da pós-graduação, haverá uma aula inaugural no dia 26/06, às 9h, com a participação de Laura Santos (Quilombo do Campinho), Lício Monteiro (IEAR/UFF) e de Carlos Walter (UFF). O link será divulgado oportunamente.
Sobre o curso
Servidores do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) ICMBio Paraty fazem parte do corpo docente do curso e consideram a agenda muito positiva. Há uma expectativa de que, ao longo do curso, a integração de diferentes profissionais que atuam no território e comunitários possa contribuir para a conservação das unidades de conservação da região e para a manutenção desses modos de vida e saberes.
O curso tem como objetivo trazer reflexões e soluções para problemas do território, envolvendo tanto as comunidades tradicionais quanto as unidades de conservação. "O território é extenso, complexo e cheio de conflitos. É uma ótima oportunidade para formar pessoas com expertise para lidar com as diferentes frentes que inevitavelmente interagem com a gestão das unidades de conservação, ressalta Mario Douglas Fortini de Oliveira, chefe do NGI ICMBio Paraty.
A inciativa de desenvolver essa especialização surgiu no Conselho Gestor da Área de Proteção ambiental entre 2017 e 2018, quando conselheiros debatiam sobre a importância de ter agentes formadores de opinião atuando em benefício do território. Aos poucos essa iniciativa foi ganhando forma e a Pós-graduação Teresa - Gestão de Territórios e Saberes é o resultado de uma parceria entre a Universidade Federal Fluminense (UFF), o Núcleo de Gestão Integrada do ICMBio Paraty (NGI ICMBio Paraty) e o Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS) – uma parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Fórum de Comunidades Tradicionais de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba (FCT).
Para saber mais, acesse: www.posgraduacaoteresa.org

Talitha Pires
Analista ambiental do NGI ICMBio Paraty