APA CAIRUÇU SEDIA EVENTO DE ESPORTE DE AVENTURA

Volta CairuçuA APA Cairuçu sediou, no sábado 10 de novembro, a primeira edição da corrida de aventura Volta do Cairuçu. A prova teve largada e chegada na Vila do Oratório, a 15km de Paraty, tendo em seu percurso trilhas técnicas em meio à Mata Atlântica preservada. 

Os 204 inscritos se dividiram nas categorias de 15km e 30km. Os atletas enfrentaram trechos escorregadios, devido à forte chuva que caiu em Paraty na véspera da prova. No sábado o tempo secou, com sol e nuvens possibilitando uma ótima experiência para todos os participantes. 

Tivemos também 11 crianças inscritas na categoria Ultra Trail Kids. As crianças fizeram a trilha até a Praia do Sono, com direito a cachoeira, pic nic e observação de animais da Mata Atlântica, percorrendo 5km no total. Os pequenos atletas contaram com um folheto, produzido pela organização, com aves nativas da região para facilitar a visualização e aprendizado sobre as mesmas. No final, todos cruzaram a linha de chegada como uma grande equipe. 

O campeão dos 30km masculino, foi o atleta Marco Aurélio Farinazzo, com o tempo de 03h 04min 27seg seguido por José Virginio de Morais e Frederico Gall, na categoria feminina a vitória foi de Tessa Roorda com 3h 33min 08seg seguida por Cris Carvalho e Maria Cláudia Souto.  Nos 15km os campeões foram Mario Arantes Neto, com 1h 26min 50seg e Maria Silvania da Silva, com 2h 02min 25seg.

A Volta do Cairuçu foi um dos eventos integrantes do I Festival de Aventura de Paraty,

realizado pela Ecomotion em parceria com a Paraty Multisport, que contava ainda com a corrida Paraty Multisport Spirit e uma edição compacta do Rocky Spirit.

A Volta do Cairuçu contou com o apoio da Kailash, Neptunia Seguros, Prefeitura de Paraty, Icmbio, Vila do Oratório e parceria Associação do Cairuçu e Pisa Trekking.

A próxima edição da Volta do Cairuçu está programada para Outubro de 2013. 

Foto: Alexandre Cappi.