O que são a APA de Cairuçu, o Parque Nacional da Serra da Bocaina, a Esec Tamoios, a Rege Juatinga e a APA Baía de Paraty?

São cinco unidades de conservação que compõem o corredor de áreas protegidas no município de Paraty/RJ, das quais três são federais e gerenciadas pelo ICMBio, uma é estadual e administrada pelo Inea e uma é ligada à prefeitura municipal de Paraty.

ICMBio

A Área de Proteção Ambiental de Cairuçu é uma unidade de conservação de uso sustentável que abrange parte do município de Paraty/RJ, onde está localizada sua sede. Seu território possui uma porção continental e 63 ilhas, totalizando 34.690,72 ha.

O Parque Nacional da Serra da Bocaina é uma unidade de conservação de proteção integral que ocorre em seis municípios: Cunha, São José do Barreiro, Areias e Ubatuba no estado de São Paulo e Paraty e Angra dos Reis no estado do Rio de Janeiro. Das cinco unidades com ocorrência em Paraty, o parque é que possui maior área, com 104.000 ha. A sede é em São José do Barreiro e a sub-sede em Paraty.

A Estação Ecológica de Tamoios é uma unidade de conservação de proteção integral que ocorre nos municípios de Paraty e Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro. Seu território compreende 29 ilhas e seus entornos, com raio de um quilômetro e a sede é em Mambucaba.

Inea

A Reserva Ecológica Estadual da Juatinga é unidade de conservação de proteção integral, que ocorre no município de Paraty/RJ e possui área total de 9.960 ha.

Prefeitura municipal de Paraty

A Área de Proteção Ambiental Baía de Paraty é uma unidade de conservação de uso sustentável que ocorre no município de Paraty/RJ, cuja área total é de 5.642 ha.