Destaques

Protocolo de monitoramento de plantas

Vídeo Instrucional do Programa Monitora

Palestra (Foto: CMB)

Palestra no Colégio Militar de Brasília

Uebelmannia buiningiii (Foto: Suelma Ribeiro)

Uebelmannia buiningiii no PE da Serra Negra

CBC E PARCEIROS LANÇAM CAMPANHA PARA DAR NOME POPULAR A UM CACTO AMEAÇADO

 

O CBC/ICMBIO, juntamente com os parceiros do projeto Ecologia e recuperação de Uebelmannia buiningii, lançou uma campanha para dar nome a um cacto ameaçado de extinção da região do Vale do Jequitinhonha, Itamarandiba,MG. Essa iniciativa começou com as atividades de educação ambiental desenvolvidas nas escolas municipais, em 2019, onde os alunos sugeriram nomes populares para o cacto. Essa fase da campanha começa nesta quinta-feira  (27) e segue até o dia 8 de setembro.

Para participar, basta acessar o formulário:https://forms.gle/uaex233herRrh45c7 ,votar em uma das opções de nomes descritas no formulário e aguardar o anúncio do nome vencedor que está marcado para o dia 11 de setembro, dia Nacional do Cerrado. Os nomes sugeridos para o cacto são: Ameixa do cerrado, cabecinha de espinho, cacto de um lugar só, coroa de ita, espinho vermelho, flor-de-ita, pequeno espinhoso, princesa de ita, roxinho e roxinho do cerrado.

Após nomeado, o nome popular do cacto será utilizado em campanhas de divulgação do dia do Cerrado, atividades de educação ambiental na região de Itamarandiba, em projetos de conservação do cacto e em todos os documentos que serão produzidos sobre a espécie.

 

Recrutamento para remoção - 4 vagas

 

ARTIGO DESCREVE TRABALHO DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DE CONSERVAÇÃO DA FAUNA


CBC - Centro Nacional de Avaliação da Biodiversidade e de Pesquisa e Conservação do Cerrado

O CBC - Centro Nacional de Avaliação da Biodiversidade e de Pesquisa e Conservação do Cerrado - foi criado em 2017  e possui atuação nacional. Integrante do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, autarquia federal vincluda ao Ministério do Meio Ambiente, o CBC realiza pesquisas direcionadas a conservação e uso sustentável da biodiversidade do Cerrado, assim como a coordenação da avaliação do risco de extinção de toda a fauna brasileira. O CBC também apoia as unidades de conservação federais quanto ao controle e erradicação de espécies exóticas e invasoras.