Divulgação - Avaliação do risco de extinção dos bivalves de água doces

ABERTA CONSULTA PARA CICLO PARA AVALIAÇÃO DO RISCO DE EXTINÇÃO DOS BIVALVES DE ÁGUA DOCE

Os bivalves de água doce (Filo Mollusca: Classe Bivalvia) são organismos aquáticos bentônicos sésseis filtradores associados fundos de lama, areia, rochas e estrutura artificiais construídas ao longo das bacias hidrográficas brasileiras. As conchas deles são formadas por duas valvas articuladas, daí o nome Bivalvia. Geralmente exibem colorações escuras, garantindo melhor camuflagem em seus microhabitats.

Os bivalves de água doce, popularmente conhecidos como mexilhões de água doce, produzem elevada biomassa, e por esta razão são considerados promissores na produção de alimento via aquicultura. No mercado mundial, a produção desses organismos aumenta ano após anos gerando receitas na casa dos bilhões de dólares. Apesar dessa importância econômica, o conhecimento científico das espécies brasileiras é reduzido tanto em estudos da biodiversidade (~114 espécies registradas no Brasil) quanto em distribuição espacial e temporal das populações nos rios brasileiros.

Essas espécies prestam diversos serviços ecossistêmicos, dentre eles a remoção da matéria orgânica água e sedimentos por meio da filtração; a reposição de nutrientes por meio da excreção; e auxiliam na estruturação da comunidade bentônica, por meio de seus deslocamentos, aumentando o teor de oxigênio e a liberação de nutrientes do sedimento.

A contínua degradação das bacias hidrográfica brasileiras são as principais ameaças as populações de bivalves, que também podem ser usados para quantificar e qualificar estes impactos ambientais, pois são eficientes no biomonitoramento.

Por estas razões, faz-se necessário a avaliação do risco de extinção das espécies de bivalves de água doce com registros em rios brasileiros com a finalidade de apresentar o estado de conservação do grupo e apontar a direção das medidas de conservação destes moluscos.

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste - CEPENE está organizando a avaliação de 38 espécies de bivalves de água doce. As fichas das espécies são acessadas fazendo CADASTRO e LOGIN no sistema SALVE, ou no seguinte link: https://salve.icmbio.gov.br/salve-consulta/.

As contribuições podem ser realizadas até o dia 21 de novembro de 2021. Os devidos créditos serão dados ao longo do processo de avaliação e na publicação das fichas a todos os colaboradores.

Participe!

CEPENE/ICMBio