O que é o CEPENE

Para entender a importância do CEPENE nos dias de hoje, é preciso visitar o passado, e compreender o contexto das políticas do início do século XX, como a formação educacional profissionalizante, a implantação das escolas de pesca na década de 1950, o processo de modernização da pesca a partir dos anos 70, e a conservação e o uso sustentável dos ambientes costeiros e marinhos, mais recentemente.

Um dos pilares que sustenta o CEPENE – entidade composta por uma sucessão de instituições –, e que se desenvolveu ao longo de 114 anos, é a educação para o trabalho – princípio para o entendimento, interpretação e gestão das relações do homem com a natureza. Todo esse período consolidou as bases calcadas na história, na educação, na pesquisa, no monitoramento e nas experiências e iniciativas de manejo da área marinha, envolvendo o trabalho de instituições públicas e privadas sem fins lucrativos, voltadas à conservação do meio ambiente marinho e ao desenvolvimento das comunidades costeiras.

Hoje, o CEPENE representa o esforço e a aspiração de profissionais do ICMBio e da Universidade Federal Pernambuco que, ao longo dos anos, dedicaram seu tempo e trabalho para o desenvolvimento deste Centro de Pesquisa, e que desejam ver os resultados contribuírem para o avanço da política de conservação ambiental brasileira.

O Centro de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste – CEPENE – é um dos Centros Nacionais de Pesquisa e Conservação do ICMBio, e é vinculado à Diretoria de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade (DIBIO). Foi criado em 11 de outubro de 1983 e desde o Decreto 8.099, de 04 de setembro de 2013, passou a integrar a estrutura do ICMBio. Clique aqui e saiba mais sobre nossa história.

Não há, no litoral brasileiro, uma área à beira mar com a estrutura disponível para as ações de pesquisa, monitoramento, gestão ambiental marinha e formação pessoal como o CEPENE. A área onde está instalado o centro é um imóvel cedido ao ICMBio pela Marinha do Brasil, por meio de um contrato de cessão de uso gratuito. Esse imóvel possui uma área de 33 hectares numa faixa litorânea de 1.200 metros, localizada de forma estratégica na baia de Tamandaré, litoral sul de Pernambuco. Conta com três grandes conjuntos de construções: os prédios da pesquisa, formação e administração, e 15 unidades residenciais, com área edificada de 13.000m2.

O CEPENE conta ainda com uma Base Avançada em Caravelas, na Bahia, focada em atividades de conservação de manguezais do nordeste brasileiro, e em Itamaracá, em Pernambuco, responsável pelas ações de conservação do peixe-boi marinho, onde a área é cedida ao ICMBio pela Empresa de Turismo de Pernambuco (EMPETUR).

Clique nos itens abaixo e conheça mais sobre nossa estrutura.

A unidade de pesquisa é voltada para desenvolvimento de projetos de pesquisa com fins de gestão, conservação e manejo da área marinha. Os projetos são orientados e executados, em sua maioria, pelo Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco, e contam com o apoio da ONG Instituto Recifes Costeiros e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Tamandaré. A área da pesquisa conta com quatro laboratórios e 10 salas para os pesquisadores, além de uma biblioteca. Nessa unidade também está localizada a parte náutica, que é composta por um trapiche de atracação das embarcações. Na outra parte desse prédio, funcionou por cerca de 20 anos um salão de processamento de pescado, duas câmaras frigoríficas, uma fábrica de gelo e uma sala de comercialização. Ainda estão operando as oficinas mecânica e de tecnologia e a carpintaria náutica.

A unidade de formação é composta por um prédio de dois pavimentos, com capacidade para atender diversos eventos, como cursos, reuniões, congressos, seminários e oficinas. É utilizado pelo ICMBio e também por instituições parceiras, e para eventos locais, sendo um espaço de referência na região Nordeste. A unidade dispõe de um auditório para 100 pessoas, uma sala de reunião com 30 lugares, seis salas para reuniões ou aulas, uma sala de TV e uma sala de recreação. Os participantes dos eventos dispõem de 14 apartamentos para quatro pessoas com banheiro, ar condicionado e frigobar, além de dois alojamentos com oito camas cada. A estrutura da unidade de formação possui ainda uma cozinha industrial e refeitório para atender 120 pessoas, além de lavanderia e rouparia.

A unidade de administração é um prédio de dois andares composto por salas de permanência do pessoal do CEPENE, onde fica localizada a coordenação do Centro e da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais. Ao todo são 15 salas, incluindo a secretaria e a coordenação do CEPENE, almoxarifado, arquivo e protocolo.

 

Clique aqui e saiba como chegar na sede administrativa do CEPENE.