if($formestructure): ?> endif;?> if($formestyle): ?> endif;?>
Realiza pesquisas científicas e monitoramento da biodiversidade marinha no Sudeste e Sul do Brasil para a conservação das espécies ameaçadas de extinção.
Mudanças climáticas – o que eu tenho a ver com isso?
Desde o início da evolução da vida na Terra, cada geração de seres vivos deixou um ambiente mais adequado à diversidade da própria vida. A evolução dos organismos, assim, se confunde com a evolução dos ecossistemas e da biosfera. Neste processo, a temperatura da atmosfera foi se adequando gradativamente à vida – e a vida à temperatura – durante bilhões de anos.
O PAN Corais e a campanha Conduta Consciente
Uma das ações presentes no Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Ambientes Coralíneos (PAN Corais) visa "elaborar e implementar estratégia de fortalecimento do Programa de Conduta Consciente em Ambientes Recifais". Conhecida como Campanha Conduta Consciente, esta iniciativa da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente (SBF/MMA) surgiu em 2001, com o objetivo de contribuir para a conservação dos corais.
Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o valor ambiental, social e cultural das áreas úmidas, a necessidade de sua proteção e os benefícios que proporcionam às pessoas, comemora-se em dois de fevereiro, o Dia Mundial das Áreas Úmidas.
CEPSUL participa de nova análise publicada na edição de 28 de janeiro da Nature que documenta um declínio global alarmante e contínuo das populações de tubarões e raias oceânicas nos últimos 50 anos, principalmente devido à sobrepesca. O elevado risco de extinção associado põe em risco a saúde dos ecossistemas oceânicos, bem como a segurança alimentar em muitas nações pobres e em desenvolvimento.
Revista CEPSUL - Biodiversidade e Conservação Marinha está recebendo manuscritos para publicação em 2021.