CEPSUL no Facebook

CEPSUL no Facebook

Espécie ameaçada

Tubarão-raposa

Parceiros do CEPSUL

Parceiros do CEPSUL

Leia Mais
  • Sexta-Feira

    Parcialmente Nublado

    24 °C

    16 °C

  • Sábado

    Encoberto

    20 °C

    17 °C

Itajaí - SC

  • Quarta-Feira

    Chuva

    23 °C

    20 °C

  • Quinta-Feira

    Chuva

    25 °C

    17 °C


ICMBio - Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul - CEPSUL

Realiza pesquisas científicas e monitoramento da biodiversidade marinha no Sudeste e Sul do Brasil para a conservação das espécies ameaçadas de extinção.

Notícias

Mudanças climáticas – o que eu tenho a ver com isso? 

Desde o início da evolução da vida na Terra, cada geração de seres vivos deixou um ambiente mais adequado à diversidade da própria vida. A evolução dos organismos, assim, se confunde com a evolução dos ecossistemas e da biosfera. Neste processo, a temperatura da atmosfera foi se adequando gradativamente à vida – e a vida à temperatura – durante bilhões de anos.

 

O PAN Corais e a campanha Conduta Consciente

Uma das ações presentes no Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Ambientes Coralíneos (PAN Corais) visa "elaborar e implementar estratégia de fortalecimento do Programa de Conduta Consciente em Ambientes Recifais". Conhecida como Campanha Conduta Consciente, esta iniciativa da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente (SBF/MMA) surgiu em 2001, com o objetivo de contribuir para a conservação dos corais.

 

Dia Mundial das Áreas Úmidas

Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o valor ambiental, social e cultural das áreas úmidas, a necessidade de sua proteção e os benefícios que proporcionam às pessoas, comemora-se em dois de fevereiro, o Dia Mundial das Áreas Úmidas.

 

Novo artigo científico alerta sobre risco crescente de extinção de espécies de tubarões e raias oceânicas

CEPSUL participa de nova análise publicada na edição de 28 de janeiro da Nature que documenta um declínio global alarmante e contínuo das populações de tubarões e raias oceânicas nos últimos 50 anos, principalmente devido à sobrepesca. O elevado risco de extinção associado põe em risco a saúde dos ecossistemas oceânicos, bem como a segurança alimentar em muitas nações pobres e em desenvolvimento.

 

 

 

 

 

 

 

 

Revista CEPSUL - Biodiversidade e Conservação Marinha está recebendo manuscritos para publicação em 2021.

Mais notícias

Leia mais

Banco de Imagens

Leia mais

Defesos/ Moratória/ Períodos de Pesca

Leia mais

Artes de Pesca

Mais Informações

Leia mais

Revista CEPSUL

Clique aqui