CEPSUL no Facebook

CEPSUL no Facebook

Espécie ameaçada

Tubarão-raposa

Parceiros do CEPSUL

Parceiros do CEPSUL

Leia Mais
  • Segunda-Feira

    Parcialmente Nublado

    20 °C

    11 °C

  • Terça-Feira

    Parcialmente Nublado

    19 °C

    11 °C

Itajaí - SC

  • Sábado

    Pancadas de Chuva

    19 °C

    15 °C

  • Domingo

    Chuva

    23 °C

    15 °C


ICMBio - Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul - CEPSUL

Realiza pesquisas científicas e monitoramento da biodiversidade marinha no Sudeste e Sul do Brasil para a conservação das espécies ameaçadas de extinção.

Notícias

Dia Mundial dos Oceanos

No dia 8 de junho, celebramos o Dia Mundial dos Oceanos! A data comemorativa foi criada em 1992 durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, sendo celebrada desde então em muitos países. Em 2008, a ONU oficializou a comemoração em seu calendário.

 

Homenagem à Dra. Georgina Bond Buckup

A ciência e a conservação da biodiversidade brasileira perderam hoje uma de suas grandes referências. A Professora Georgina Bond Buckup cursou Ciências Biológicas e o mestrado em Ecologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fez o doutorado em Zoologia na Universidade Federal do Paraná. Foi docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul de 1977 a 2003, orientando mais de uma dezena de mestrandos e doutorandos no PPG Biologia Animal. 

 

Pesquisadores do CEPSUL publicam artigo em revista internacional

Foi publicado recentemente na revista Aquatic Conservation, o artigo: "Marine and Freshwater Ecosystems o artigo Biological and ecological traits of Bathynomus giganteus and Bathynomus miyarei (Crustacea: Isopoda): Contribution to the conservation of deep‐sea in southern Brazil" (https://doi.org/10.1002/aqc.3583). O artigo é de autoria dos pesquisadores do ICMBio/CEPSUL, Harry Boos e Allan C. S. Scalco e da pesquisadora da UFRGS, Paula B. Araújo.

 

Mudanças climáticas – o que eu tenho a ver com isso? 

Desde o início da evolução da vida na Terra, cada geração de seres vivos deixou um ambiente mais adequado à diversidade da própria vida. A evolução dos organismos, assim, se confunde com a evolução dos ecossistemas e da biosfera. Neste processo, a temperatura da atmosfera foi se adequando gradativamente à vida – e a vida à temperatura – durante bilhões de anos.

 

 

Revista CEPSUL - Biodiversidade e Conservação Marinha está recebendo manuscritos para publicação em 2021.

Mais notícias

Leia mais

Banco de Imagens

Leia mais

Defesos/ Moratória/ Períodos de Pesca

Leia mais

Artes de Pesca

Mais Informações

Leia mais

Revista CEPSUL

Clique aqui