Oficina de Avaliação de peixes pelágicos de águas profundas

A oficina contou com pesquisadores de algumas instituições do Brasil (CEPSUL, NUPEM/UFRJ, UNIFESP,).

Oficina Avaliacao Peixes Pelagicos 2012Foi realizada entre 24 e 27 de julho, no CEPSUL em Itajaí-SC, mais uma oficina de Avaliação do Estado de Conservação de Peixes Ósseos Marinhos. Nesta oficina foram avaliadas 84 espécies de duas famílias de peixes pelágicos de águas oceânicas: Myctophidae e Neoscopelidae, que compreendem espécies conhecidas como peixes-lanterna, nome comum dado pela presença de fotóforos e glândulas luminosas.

Esta oficina contou com pesquisadores de algumas instituições do Brasil (CEPSUL, NUPEM/UFRJ, UNIFESP,). Foram analisadas as informações contidas em formulários elaborados para cada espécie, com o objetivo de serem estabelecidas as categorias de ameaça de acordo com a metodologia da IUCN, conforme o processo estabelecido pela COABio/CGESP.

Como a grande maioria destas espécies é amplamente distribuída, vive em águas oceânicas e ocupa a coluna d’água, não foram identificadas ameaças significativas sobre este grupo de peixes. Sendo assim, das 84 espécies avaliadas, 68 foram categorizadas como Menos Preocupante (LC), três com Dados Insuficientes (DD) e 13 consideradas como Não Aplicável (NA), por possuírem distribuição marginal no Brasil ou terem sido consideradas espécies errantes.

Esta oficina de avaliação contou com os coordenadores de táxon: Dra. Flávia Lucena Frèdou, da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, Dr. Michael Mincarone e Dr. Fábio Di Dario do NUPEM da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, tendo como ponto focal a Analista Ambiental Roberta Aguiar dos Santos, do CEPSUL.