CEPSUL participa de operação de fiscalização da tainha

Na semana de 10 a 14 de junho, analistas Ambientais do CEPSUL apoiaram tecnicamente ação de fiscalização conjunta com a SUPES /SC e DEPOM/DPF.

Os Analistas Ambientais, Antonio Alberto da S. Menezes, Celso Fernandes Lin, Felipe Farias Albanez e Luiz Fernando Rodrigues, participaram de ação de fiscalização - “Operação Parati” - promovida pela SUPES /SC com apoio logístico da Delegacia de Policia Marítima da Polícia Federal de Florianópolis. Esta ação de fiscalização está inserida no Plano Anual de Fiscalização do IBAMA e visa a reprimir as práticas lesivas de captura de tainha durante a safra anual.

Uma equipe trabalhou por mar contando com o apoio logístico da lancha SEAP 16, do DEPOM. Foram retiradas 30 panagens de redes de emalhe fixadas próximas ao costão, principalmente na ilha do Campeche; cabos estaqueados na praia de Moçambique para a fixação de redes e autuada uma embarcação por estar armada com petrecho de pesca em desacordo com a licença de pesca concedida.

Durante a retirada das redes próximas ao costão foram "salvas" duas tartarugas que estavam presas às mesmas. Uma tartaruga verde, juvenil (Chelonia midas) e uma tartaruga de couro Dermochelys coriacea.

Outro grupo deslocou-se por terra e concentrou as atividades no terminal pesqueiro de Laguna. A equipe realizou vistoria em alguns desembarques que poderiam estar associados à pesca da tainha. Foi autuada uma embarcação por capturar tainha com petrecho inadequado.

Também foram realizadas vistorias em Itapema, Navegantes e Penha. Em Navegantes os fiscais apreenderam redes fixadas ilegalmente na praia. Na Praia Vermelha, em Penha, foi encontrada uma tartaruga verde (Chelonia midas) morta e que apresentava sinais de ter ficado emalhada em rede.

O balanço final da operação foi positivo: diversas redes ilegais foram apreendidas, duas embarcações autuadas e duas tartarugas salvas.

 

img medição rede Laguna2 2013 img medição rede Laguna 2013 img redes costão apreendida 2013
img rede fixa Navegantes 2013 img rede fixa Navegantes 2013 1 img rede molhe Navegantes 2013
img Tartaruga de couro emalhada 2013 img Tartaruga verde emalhada 2013 img Tartaruga verde morta Penha2013