Oficina Nacional de Consolidação do Plano de Ação Nacional para Conservação dos Elasmobrânquios Marinhos (PAN Tubarões)

Foi realizada de 13 a 16 de maio de 2014, em Brasília, a Oficina Nacional de Consolidação do Plano de Ação Nacional para Conservação dos Elasmobrânquios Marinhos (PAN Tubarões).

O evento, promovido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio -, contou com a participação de representantes dos diferentes órgãos governamentais, sociedade civil, organizações não governamentais e universidades, totalizando 30 participantes.

O objetivo da oficina foi consolidar, de forma participativa, a matriz de planejamento do Plano de Ação Nacional para Conservação dos Elasmobrânquios Marinhos, com ações tangíveis e pragmáticas que reflitam uma melhoria na conservação das espécies e ambientes na área abrangida pelo PAN e com o estabelecimento de compromissos para sua implantação até julho de 2019. Além disso, a oficina também teve como objetivo construir a matriz de metas e indicadores do PAN Tubarões e consolidar o Grupo de Assessoramento Técnico para o acompanhamento do Plano.

O PAN Tubarões tem como objetivo geral, mitigar os impactos sobre as espécies de elasmobrânquios marinhos ameaçadas de extinção no Brasil e seus ambientes, para fins de conservação em curto prazo. Para alcançar o mesmo, foram validados nove objetivos específicos e 67 ações.

Este plano de ação está sob a coordenação do Analista Ambiental do CEPSUL, Jorge Eduardo Kotas. Ele e mais 19 especialistas de instituições diversas, compõem o Grupo de Assessoramento Técnico que será responsável pelo monitoramento do andamento das ações.

img oficina consolidação PAN Tubarões maio 2014 img oficina consolidação PAN Tubarões maio 2014 3

img participantes oficina consolidação PAN Tubarões maio 2014