CEPSUL realiza consulta ampla para a avaliação do estado de conservação dos Invertebrados Marinhos

Serão aceitas contribuições para avaliação do estado de conservação de invertebrados marinhos até o dia 15 de agosto do presente ano. 

O Instituto Chico Mendes - ICMBio conduz o processo de avaliação do estado de conservação da fauna brasileira com o objetivo de avaliar, pela primeira vez, o risco de extinção de todas as espécies de vertebrados e algumas ordens ou famílias de invertebrados que ocorrem no Brasil.

A escolha dos invertebrados que são avaliados se dá por serem indicadores de qualidade ambiental, pelos serviços ambientais que estão envolvidos ou por serem utilizados comercialmente.

Entre os invertebrados marinhos, já foram avaliados no atual processo, iniciado em 2009, os crustáceos, moluscos e cnidários. Considerando os grupos relacionados na atual lista oficial de espécies animais ameaçadas de extinção (IN/MMA Nº 5/ 2004), serão avaliados ainda: equinodermos, poliquetos, hemicordados e braquiópodos.

A avaliação do risco de extinção dos invertebrados marinhos no Brasil é realizada pelo CEPSUL com a supervisão da Coordenação de Avaliação do Estado de Conservação da Biodiversidade COABIO/ICMBio. O processo tem como coordenadora de táxon a Drª. Antonia Cecilia Zacagnini Amaral (UNICAMP) e o ponto focal é o Analista Ambiental Harry Boos Jr do CEPSUL.

A lista das espécies, o formulário para coleta de informações e o texto explicativo do processo estão disponíveis na página http://www.icmbio.gov.br/portal/biodiversidade/fauna-brasileira/estado-de-conservacao/4889-invertebrados-marinhos.html.

Os pesquisadores que quiserem contribuir com informações podem acessar a ficha base de avaliação e enviar suas contribuições até o dia 15 de agosto. As contribuições deverão ser encaminhadas para o endereço eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

img estrela do mar Narcissia trigonaria marcelo kammers