Realizada Oficina de Consolidação do PAN CORAIS

Foi realizada de 04 a 08 de agosto de 2014, em Arraial D'Ajuda (BA), a Oficina Nacional de Consolidação do Plano de Ação Nacional para Conservação dos Ambientes Coralíneos (PAN CORAIS).

O evento, promovido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, em parceria com o Projeto Coral Vivo do Museu Nacional do Rio de Janeiro, contou com a participação de representantes de diferentes órgãos governamentais, organizações não governamentais e universidades, totalizando 23 participantes.

O objetivo da oficina foi consolidar, de forma participativa com o Grupo de Assessoramento Técnico (GAT) formado a partir da Oficina de Elaboração do PAN CORAIS, a matriz de planejamento deste Plano de Ação. Nesta oficina as ações foram consolidadas a fim de que, a partir de um processo de monitoramento eficaz, proporcionassem a melhoria da conservação dos ambientes coralíneos e das espécies foco e beneficiadas, estabelecendo compromissos para sua implantação até fim de 2019. Além disso, também foi elaborada a matriz de metas e indicadores do Plano, para seu acompanhamento pelo GAT.

O PAN CORAIS tem como Objetivo Geral: "Melhorar o estado de conservação dos ambientes coralíneos por meio da redução dos impactos antrópicos, ampliação da proteção e do conhecimento, com a promoção do uso sustentável e da justiça socioambiental".

Para que seja alcançado este objetivo, ao final da oficina foram consolidadas 147 ações distribuídas em dez objetivos específicos.

Este plano de ação está sob a coordenação geral da Analista Ambiental, Dra. Roberta Aguiar Santos, coordenadora do CEPSUL, e coordenação executiva do Dr. Clovis Barreira e Castro, do Museu Nacional do Rio de Janeiro – Projeto Coral Vivo. Estes coordenadores e mais 19 representantes de instituições diversas, compõem o Grupo de Assessoramento Técnico que será responsável pelo monitoramento da execução das ações propostas.

 img oficina consolidacao PAN CORAIS 04 ago 14 img oficina consolidacao PAN CORAIS 05 ago 14
 img oficina consolidacao PAN CORAIS 07 ago 14  img oficina consolidacao PAN CORAIS ago 14