CEPSUL colabora em projeto da UNESCO

Saída de campo a bordo do Navio de Pesquisa Soloncy Moura foi uma das atividades do projeto da UNESCO de "Educação em Mudança Climática para o Desenvolvimento Sustentável".

O curso, iniciativa inédita em todo o Brasil, foi realizado em Itajaí, sendo oferecido a professores, coordenadores pedagógicos e gestores de Educação das cidades de Itajaí, Ilhota, Luis Alves e Navegantes. A escolha destas cidades não foi por acaso. As mesmas sofreram grandes impactos com as chuvas e enchentes de 2008 e 2011.

Foram capacitados 100 professores da rede pública das séries finais do ensino fundamental, das disciplinas Ciências da Natureza e Matemática, Ciências Humanas e Linguagens e Códigos, além de gestores pedagógicos e profissionais da Secretaria Municipal de Educação. A ideia é que o curso, com carga horária de 40 horas, fosse multidisciplinar e transversal, permeando todas as instâncias da escola.

O objetivo do projeto foi de colaborar para uma consciência relativa aos impactos das ações individuais, comunitárias, nacionais e regionais nas mudanças climáticas.

O curso teve por característica o dinamismo e a interatividade; prevendo atividades em grupo e visitas de campo. No dia 23/09/2014, suas quatro turmas visitaram o Porto de Itajaí, o projeto de recuperação da vegetação do Morro da Cruz, duas comunidades de alto risco e conheceram as águas do Rio Itajaí a bordo do nosso Navio de Pesquisa Soloncy Moura.

A ação no CEPSUL contou com a participação de professores da UNIVALI que abordaram alguns aspectos das mudanças climáticas nas águas marinhas e continentais como a acidificação dos mares e mudanças de temperatura. À bordo do Navio de Pesquisa Soloncy Moura foram realizados testes de salinidade, oxigênio dissolvido e temperatura da água em dois pontos distintos: na boca da barra que sofre a entrada da água do mar e em outro ponto mais afastado no rio. Nestes dois pontos, os dados foram obtidos na linha d´água próxima à superfície e no fundo.

Já em terra, os alunos analisaram os dados obtidos e avaliaram a saída de campo como muito positiva.

img Mudancas Climaticas Unesco Apresentacao Cepsul set14 img Mudancas Climaticas Unesco Palestra Univali set14 img Mudancas Climaticas Unesco Soloncy2 set14
img Mudancas Climaticas Unesco sonda Soloncy set14 img Mudancas Climaticas Unesco testes Soloncy3 set14 img Mudancas Climaticas Unesco testes Soloncy set14