ICMBio apresentou maior estudo do mundo sobre risco de extinção

A elaboração da nova Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção foi coordenada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e envolveu 1.300 especialistas de mais de 200 instituições. O resultado dos cinco anos de trabalho foi apresentado pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, no dia 17 de dezembro de 2014, em Brasília.

 Elaborada pela Coordenação Geral de Manejo para Conservação do Instituto Chico Mendes (CGESP/ICMBio), a lista traz um total de 1.173 espécies da fauna ameaçadas de extinção (incluindo peixes e invertebrados aquáticos), num universo de 12.256 espécies analisadas.

O estudo representa a maior avaliação de risco de extinção já feita no mundo. 100% dos mamíferos, répteis, anfíbios e aves foram pesquisados. De acordo com a coordenadora substituta de Manejo para Conservação, Rosana Subirá, as metas estabelecidas foram superadas. "O objetivo, que era chegar a 10 mil espécies em 2014, foi ultrapassado com as 12.256 espécies avaliadas. A ideia era também obter registros e informações sobre as espécies que não estão ameaçadas, para identificar lacunas e apontar quais delas ainda precisam de mais estudo", explicou a coordenadora.

Segundo Rosana, o Programa Nacional de Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção (Pró-Espécies), lançado em fevereiro pelo Ministério do Meio Ambiente, definiu a periodicidade para a apresentação de novas listas. "A partir do Pró-Espécies, ficam estabelecidos ciclos de cinco anos para o lançamento de novas listas, com a ressalva de que é possível revisá-las e atualizá-las anualmente", afirmou.

Saiba mais, clicando aqui.

Oficina Crustáceos - Setembro de 2013 Eucidaris Tribuloides