Assinado Termo de Reciprocidade entre CEPSUL e USP

Itajaí (22/03/2016). Foi publicado o Termo de Reciprocidade entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, através do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul – CEPSUL e a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – FFCLRP, da Universidade de São Paulo – USP.

O termo é de cooperação técnico-científica entre as instituições, visando os intercâmbios científicos, didáticos, educacionais e culturais relativos a projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e transferência de tecnologias a terceiros, entre o CEPSUL e a FFCLRP/USP.

A parceria entre o CEPSUL e a FFCLRP/USP já foi posta em prática em agosto de 2015, com a realização de um cruzeiro de pesquisa de sete dias com o Navio de Pesquisa Solocy Moura/ CEPSUL no litoral de São Paulo (Cananéia, Santos e Ubatuba). O objetivo deste cruzeiro foi coletar material biológico como parte do Projeto Temático Biota financiado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) intitulado "Crustáceos Decápodes: multidisciplinaridade na caracterização da biodiversidade marinha do Estado de São Paulo (taxonomia, espermiotaxonomia, biologia molecular e dinâmica populacional)", sob coordenação geral do Prof. Dr. Fernando Luis Medina Mantelatto.

Participaram deste cruzeiro pesquisadores da USP e da UNESP. De acordo com os participantes a expedição foi bem sucedida, principalmente devido ao excelente trabalho da tripulação, desde o trabalho de coleta até o fornecimento da alimentação. "A tripulação provou ser altamente experiente nas manobras e as amostragens foram realizadas de maneira eficaz e segura, mesmo em situações onde o mar foi um pouco agitado", relatou Rafael Robles, pesquisador embarcado.

Parte dos dados coletados, como a lista de espécies e sua abundância, será analisada conjuntamente. Segundo Harry Boos, Analista Ambiental do CEPSUL, "todos os dados de distribuição e abundância das espécies amostradas nos cruzeiros de pesquisa realizados pelo CEPSUL e seus parceiros passam a compor nosso banco de dados e são fundamentais no monitoramento da biodiversidade marinha, subsidiando, por exemplo, a avaliação do risco de extinção das espécies".

Com a publicação do termo de reciprocidade, novos cruzeiros de pesquisa serão planejados pelas duas instituições.

img 201508 equipe cepsul usp unesp