Dia Internacional da Biodivsersidade

img 2017 dia biodiversidade

Adaptado do texto de Elmano Augusto (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

 

Brasília (22/05/2017) – Hoje é o Dia Internacional da Biodiversidade. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de se conservar e proteger a diversidade de vida no planeta. O tema deste ano é Biodiversidade e Turismo Sustentável.

O Brasil é o país que detém a maior biodiversidade de flora e fauna do planeta. São mais de 103.870 espécies animais e 43.020 espécies vegetais conhecidas pela ciência. Essa enorme variedade de animais, plantas, microrganismos e ecossistemas deve-se, entre outros fatores, à extensão territorial e aos diversos climas do país.Em relação ao bioma marinho e costeiro, temos mais de 1200 espécies de peixes, 57 espécies de mamíferos, mais de 100 espécies de aves, cinco de tartarugas marinhas e dezenas de invertebrados. img dactylopterus volitans moleques sul a dutra

Proteger toda essa riqueza natural – e, principalmente, geri-la em benefício do bem estar da sociedade – não é tarefa nada fácil. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), como o próprio nome já diz, é o órgão do governo federal mais diretamente envolvido nas ações de manutenção e uso sustentável da biodiversidade brasileira. Saiba mais sobre o Instituto.

Esse trabalho é feito por meio das atuais 327 unidades de conservação (UCs) da natureza federais, distribuídas por todos os biomas do País – Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pantanal Matogrossense, Pampa e zona costeiro-marinha.

Juntas, elas somam quase 80 milhões de hectares, algo em torno de 10% do território nacional. As UCs são divididas em dois grupos – proteção integral e uso sustentável – e 12 categorias, conforme seus objetivos de criação.

Além disso, o ICMBio mantém 14 centros de pesquisa, parte deles dedicada à conservação e à recuperação das espécies ameaçadas de extinção e outra parte voltada para ações técnico-científicas em biomas e ecossistemas mais amplos. O CEPSUL é responsável pela pesquisa e conservação da biodiversidade marinha, em especial de peixes e invertebrados.

Todo esse trabalho é feito por cerca de 2 mil servidores, entre técnicos, analistas e pessoal de apoio, com a ajuda de colaboradores, voluntários, outros órgãos do governo federal, dos estados e municípios, universidades, ONGs e instituições internacionais.