II Monitoria do PAN Tubarões

(Itajaí - 16/08/2017) Aconteceu em Itajaí, de 01 a 04 de agosto, a II Monitoria do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Tubarões e Raias Marinhos Ameaçados de Extinção (PAN Tubarões).

Planos de Ação para a Conservação de Espécies ou Ecossistemas Ameaçados são políticas públicas, pactuadas com a sociedade, que identificam e orientam as ações prioritárias para combater as ameaças que põem em risco populações de espécies e os ambientes naturais e assim protegê-los. O PAN Tubarões foi publicado em dezembro de 2014 com o objetivo de "Mitigar os impactos sobre os elasmobrânquios marinhos ameaçados de extinção no Brasil e de seus ambientes, para fins de conservação em curto prazo".

Na elaboração dos PANs são eleitas pessoas para compor o Grupo de Assessoramento Técnico (GAT) que têm a função de acompanhar a implementação e realizar monitoria do PAN. Assim, na primeira semana de agosto deste ano, o GAT do PAN Tubarões se reuniu para avaliar o andamento de cerca de 65 ações do mesmo. As ações permeiam os temas educação, pesquisa, monitoramento, legislação, pesca, licenciamento e fiscalização.

Leandro Aranha (IBAMA/PA), membro do GAT ressalta que "diferentes setores se sentarem para tratar de um mesmo assunto e no fim conseguirem convergir para um produto final único é muito recompensador e dá um alento de que a gente consiga fazer alguma coisa por esses animais".

Os quatro dias da oficina de monitoria, foram de muito trabalho e debate em prol da conservação dos elasmobrânquios. Dezenove membros do GAT avaliaram ação por ação, observando se os produtos planejados estão sendo obtidos e se os prazos estão sendo cumpridos. Para qualificar e permitir o debate, os mesmos foram divididos em três grupos de composição heterogênea. Cada grupo foi encaminhado para uma sala, onde foram discutidas as ações de três dos nove objetivos do PAN-Tubarões. Na sequência, os grupos rodaram, permitindo que todos pudessem analisar todas as ações. Ao final de todas as rodadas, houve uma plenária final para discussão dos dissensos sobre as ações até a obtenção de consenso e encaminhamentos deste Plano de Ação.

Para Marco Bailon, representante do Sindicato dos Armadores e das Indústrias de Pesca de Itajaí e Região (SINDIPI) e que participou da oficina de monitoria: "Toda e qualquer oportunidade para se discutir a situação dos recursos pesqueiros é muito importante, essa monitoria do PAN Tubarões foi mais um momento de se avaliar, além dos objetivos e ações do PAN, a situação da pesquisa brasileira e dos problemas decorrentes da falta de um programa nacional de monitoramento das pescarias".

Já, para Jorge Kotas, pesquisador do CEPSUL e Coordenador do PAN Tubarões, o sucesso do PAN depende de um conjunto de fatores, entre eles o interesse da sociedade de que os animais sejam protegidos e monitorados, colaboração do setor produtivo e esforço governamental e interinstitucional.

Tanto Bailon quanto Kotas apontam a importância do Governo implementar um programa de monitoramento das pescarias nacionais.

Os resultados finais da II Monitoria, sua matriz e painel de gestão, estarão disponíveis, a partir de setembro no site do ICMBio.

img 2017 08 boas vindas pantuba img 2017 08 teia pantuba img 2017 08 palestra pantuba
img 2017 08 sala1 grupo verde pantuba img 2017 08 sala2 grupo azul pantuba img 2017 08 sala3 grupo vermelho pantuba
img 2017 08 plenaria pantuba img 2017 08 painel pantuba img 2017 08 partipantes pantuba