CEPSUL e CEMAVE divulgam PANs durante CBUC

(Itajaí – 06/08/2018) Na semana passada, o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul (CEPSUL) em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestre (CEMAVE), participou do IX Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), realizado entre os dias 31 de julho e 2 de agosto em Florianópolis, Santa Catarina.

Durante o Congresso, a bolsista GEF-Mar do CEPSUL, Maya Ribeiro Baggio, e as analistas ambientais do CEMAVE, Danielle Paludo e Patricia Serafini, apresentaram as "Estratégias de Comunicação dos Planos de Ação Nacional Marinhos Coordenados pelo CEPSUL e pelo CEMAVE / ICMBio", no espaço SNUC do ICMBio e MMA. 

img 2018 08 apresentacao maya

A apresentação abordou os três planos coordenados pelo CEPSUL - o PAN Tubarões e Raias, o PAN Ambientes Coralíneos e o PAN Lagoas do Sul, que ainda está em vias de ser oficializado -, e também os três PANs marinhos coordenados pelo CEMAVE - Albatrozes e Petréis, Aves Marinhas e Aves Limícolas Migratórias. O objetivo desta apresentação foi difundir os planos e fortalecer as estratégias de comunicação dos PANs coordenados pelo CEPSUL e CEMAVE. Os seis planos foram apresentados brevemente e o foco foi voltado para os meios e atividades de comunicação interna e externa, que têm como objetivo incentivar a articulação do público envolvido nas ações dos planos, realizar o planejamento e a execução das oficinas de monitoria e na divulgação para o público em geral. Como estratégias de comunicação dos planos coordenados pelo CEPSUL, foram apresentadas as tecnologias da informação e comunicação (TICs), produções lúdicas e áudio visuais.

Durante a palestra e ao longo do evento, foram distribuídos cartões contendo QR Codes para acessar informações sobre os PANs marinhos coordenados pelo CEPSUL e CEMAVE e também para participar do questionário "Comunicação para a conservação, dê sua contribuição". O questionário faz parte do projeto da bolsista no III Ciclo de Gestão Socioambiental da ACADEBio, dentro da linha de Gestão Participativa, promovido pelo ICMBio. De acordo com Maya, o cartão foi muito bem aceito pelo público em geral, algumas pessoas já experenciavam o acesso pelo QR Code na mesma hora e também já participaram do questionário.

img 2018 07 cartao pans

Para quem quiser contribuir respondendo o questionário sobre comunicação para a conservação, poderá acessar pelo QR Code da imagem acima (Comunicação para a conservação).