Oficina de Avaliação de Meio Termo do PAN Corais

(Itajaí - 02/05/2019) A Avaliação de Meio Termo do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Ambientes Coralíneos (PAN Corais) foi realizada entre os dias 24 e 26 de abril, na sede do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul (ICMBio/CEPSUL), em Itajaí, SC. Participaram da oficina, a equipe de coordenação do PAN, a COPAN, membros do GAT e convidados.

 O objetivo de uma avaliação de meio termo é analisar se os objetivos do plano estão sendo alcançados. Assim, esta análise foi feita a partir da verificação de indicadores sugeridos quando o PAN Corais foi criado.

 

O levantamento de informações sobre estes indicadores iniciou em um momento anterior à oficina, a partir de consulta direta com os responsáveis pelo indicador e colaboradores; e, terminou durante a oficina, em trabalhos de subgrupos. A análise da matriz de Metas e Indicadores foi realizada em plenária e, neste momento, cada indicador foi avaliado, sendo alguns excluídos, modificados e novos indicadores foram elaborados para serem avaliados no final do PAN. Também houve a modificação de um dos objetivos específicos do PAN.

 

A oficina que iniciou com uma breve contextualização sobre o PAN Corais, apresentada pela coordenadora geral do PAN e coordenadora do CEPSUL, Roberta Aguiar dos Santos, que apresentou a linha do tempo do Plano até a situação atual das suas ações, de acordo com os painéis de gestão das monitorias anuais, teve o preenchimento da Matriz de Metas e Indicadores e análise destes como segunda e terceira atividades.

 

No último dia foram discutidos encaminhamentos levantados durante os Encontros Regionais do PAN Corais e nas duas Monitorias Anuais, como a ampliação e inclusão de novas áreas foco, inclusão de nova espécie, além das demandas de gestão como: estratégias de comunicação, composição e envolvimento do GAT e atualização do cronograma.

 

Ao final, todos participaram de uma atividade chamada Árvore do PAN Corais, que teve como objetivo realizar uma reflexão sobre três aspectos relacionados ao ciclo de gestão do PAN e também avaliar o alcance dos objetivos específicos. Dentre os diferentes resultados que a atividade proporcionou, de acordo com os participantes, algumas das estratégias para potencializar o avanço do PAN Corais são: melhorar a comunicação interna, o programa de monitoramento, os encontros regionais, potencializar as ações, o fortalecimento de políticas e economias sustentáveis, a cooperação, a colaboração e maior articulação social e institucional.