CEPSUL realiza a III Oficina de Monitoria do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Ambientes Coralíneos - PAN Corais.

(Itajaí - 24/11/2020) Realizada entre os dias 19 e 30 de outubro, a monitoria virtual do PAN Corais foi um sucesso, diante das adaptações necessárias para este momento de restrições gerada pela COVID-19. A participação do Grupo de Assessoramento Técnico (GAT) foi intensa e contou com o apoio de alguns colaboradores externos.

 

Nesta monitoria, foram analisadas e avaliadas mais de 100 ações, distribuídas nos 10 objetivos do PAN Corais, relacionados com áreas protegidas, monitoramento, gestão e ordenamento pesqueiro, conhecimento, empreendimentos, turismo, espécies exóticas e invasoras, poluição, políticas públicas, serviços ambientais e mudanças climáticas.

 

img 2020 10 mural virtual iii monitoria pan coraisManter o público presente, atento e participativo em uma extensa monitoria virtual é desafiador. No intuito de estimular e contribuir com a participação contínua e proveitosa, a equipe do PAN Corais criou uma nova forma de apresentar as ações monitoradas. Após aplicar um questionário online, foi elaborado um resumo contendo os resultados sobre o andamento das ações e as principais informações da matriz de monitoria. Para facilitar a organização e a vizualização das ações e proporcionar uma interação direta entre os participantes, optou-se por utilizar uma plataforma online, um mural virtual. Neste, disponível durante toda a oficina, os participantes realizaram a inclusão de informações complementares, análise e avaliação das ações. Ao final de cada encontro, a equipe da cooordenação incluía no mural um "resumo do dia" contendo a avaliação final das ações e também as demandas em aberto. No encerramento da monitoria foram discutidos encaminhamentos sobre o PAN Corais e realizada a avaliação sobre a oficina, ambos registrados no mural. Enquanto aguardam a sistematização dos resultados gerados e o envio do relatório de acompanhamento, os participantes têm consultado a plataforma virtual para dar andamento às demandas geradas.

 

De acordo com a avaliação realizada pelos participantes, a integração, o comprometimento, a troca de experiências, as ferramentas utilizadas e a programação cumprida foram alguns dos aspectos fortes da oficina. Entre os aspectos fracos destacados está o tempo limitado por conta de outras atividades, a pandemia e as prioridades políticas neste período e, sendo muito comentado, a impossibilidade do encontro presencial, "ao vivo e a cores".

 

Carolina Alvite, analista ambiental do ICMBio/CNPT, registrou a seguinte mensagem: "Essa foi minha primeira participação na monitoria anual do PAN Corais, como representante do CNPT no GAT e pude compreender o escopo geral do planejamento para a conservação dos ambientes coralíneos previstos, em especial nas ações que envolvem a biodiversidade associada aos pescadores e pescadoras artesanais tradicionais nas áreas foco. A Oficina foi super produtiva e bem planejada, e conseguiu superar os desafios de participação na monitoria virtual. O CNPT finaliza a Oficina como colaborador em duas ações da Matriz de Planejamento do PAN".

 

Para a coordenadora do PAN, Roberta Aguiar dos Santos, foram alcançadas as metas propostas para esta monitoria, considerando como ponto forte do encontro uma equipe de organização engajada e o comprometimento dos membros do GAT e convidados. As ferramentas utilizadas conseguiram estabelecer um fluxo de trabalho muito produtivo, culminando em resultados efetivos para uma monitoria de planos de ação, que envolve uma gama de atores, atividades e um processo de investigação ativa de desenvolvimento das ações.

 

Após a sistematização dos dados, os resultados da III Monitoria serão disponibilizados no site do ICMBio.

img 2020 10 19 abertura monitoria Pan Corais

 

Texto: Maya Ribeiro Baggio.