Pesquisadores do CEPSUL publicam artigo em revista internacional

(Itajaí - 27/04/2021) Foi publicado recentemente na revista Aquatic Conservation, o artigo: Marine and Freshwater Ecosystems o artigo Biological and ecological traits of Bathynomus giganteus and Bathynomus miyarei (Crustacea: Isopoda): Contribution to the conservation of deep‐sea in southern Brazil (https://doi.org/10.1002/aqc.3583). O artigo é de autoria dos pesquisadores do ICMBio/CEPSUL, Harry Boos e Allan C. S. Scalco e da pesquisadora da UFRGS, Paula B. Araújo.

 

 img 2021 aquatic conservation bathynomus

 

Bathynomus giganteus, uma das espécies estudadas, é um crustáceo que vive entre 310 e 2.140 m de profundidade no Oceano Atlântico. Pode medir até 50 cm de comprimento e vive cerca de 7 anos. A maturidade sexual dos machos ocorre com 34 cm e das fêmeas, com 28 cm de comprimento total. Eles se reproduzem o ano todo. Durante a incubação dos ovos e o cuidado com os juvenis, as fêmeas se enterram em buracos no fundo do oceano.

 

img bathynomus giganteus

 

Este artigo é fruto do projeto "Monitoramento da Biodiversidade Marinha no Sul do Brasil: Subsídios à avaliação e definição de medidas de conservação", desenvolvido a partir de cruzeiros de pesquisa a bordo do Navio de Pesquisa Soloncy Moura que pertence ao ICMBio.

 

img covos mobio npq soloncy moura img tripulacao pesquisadores mobio npq soloncy moura img pesquisador harry boos pesando bathynomus

 

Os resultados das amostragens feitas com armadilhas circulares, entre 400 e 1.000 metros de profundidade, adjacentes ao litoral de Santa Catarina são apresentados e discutidos no artigo. Esta região faz parte do que é chamado de "mar profundo", considerado o bioma menos conhecido em todo o mundo, apesar do crescimento no número de publicações durante os últimos 30 anos, conforme artigo também publicado por pesquisadores do CEPSUL em 2019 nos Anais da Academia Brasileira de Ciências (http://dx.doi.org/10.1590/0001-3765201920180414).

 

Texto: Harry Boos