37 anos do CEPSUL

(Itajaí- 11/07/2021) O CEPSUL foi criado no dia 11 de julho de 1984 pela Portaria nº 138/1984 da extinta SUDEPE, com a missão de incrementar as atividades de Pesquisa e Extensão Pesqueiras nas Regiões Sudeste e Sul, objetivando o desenvolvimento do setor.

 

img 1990 cepsul img decada 1990 cepsul

 

Atualmente com a designação de Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul – CEPSUL, está vinculado à Diretoria de Pesquisa Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade – DIBIO do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio/MMA, com os seguintes objetivos:

 

- Pesquisas científicas e ações de manejo para a conservação e a recuperação de espécies ameaçadas;

 

- Monitoramento da biodiversidade do bioma marinho costeiro no Sul e Sudeste do Brasil, com ênfase nos impactos de empreendimentos e demais atividades antrópicas;

 

- Apoio ao manejo das Unidades de Conservação federais, por meio de estudos e monitoramento para conservação e uso sustentável da sua biodiversidade.

 img monitoramento img coletas rede plancton proximidades foz rio doce img mobio rebio arvoredo

O CEPSUL está sediado no município de Itajaí, SC, e desde 2014 conta com uma Base Avançada no Rio Grande do Sul. A Sede do CEPSUL é composta por quatro prédios em uma área de aproximadamente 6.000 m2 localizada em Itajaí, às margens do Rio Itajaí-Açú. Possui salas de trabalho, laboratório, biblioteca, coleção biológica científica, auditório, depósitos, oficina, garagem e trapiche de atracação do Navio de Pesquisa (NPq) Soloncy Moura, que ao longo dos anos tem participado de cruzeiros de pesquisa do ICMBio e em apoio a outras instituições.

img sede CEPSUL img navio de pesquisa soloncy moura

 

O CEPSUL conta com uma equipe formada por Analistas e Técnicos Ambientais, Técnicos Administrativos, Pesquisadores Associados (bolsistas CNPq, GEF-Mar, GEF-Espécies) e terceirizados.

 

Ao longo destes 37 anos de atuação, foram realizadas dezenas de projetos e ações de pesquisa e conservação da biodiversidade marinha, subsidiando as políticas públicas e orientando ações de entes privados voltadas para o uso sustentável dos recursos pesqueiros.

 

Nosso agradecimento a todos aqueles que fizeram ou fazem parte desta história!