Coordenador do CEPSUL visita base avançada no Rio Grande do Sul, conversa com parceiros e planeja ações para 2022

(Itajaí, 03/111/2021) Durante a semana de 25 a 29 de outubro, a equipe da BAV/CEPSUL/RS esteve reunida com o coordenador do Centro, planejando as atividades que serão realizadas durante 2022.

 

img 2021 10 base avancada rs2

 

Ao longo da semana, foram realizadas visitas a instituições parceiras com o objetivo de reforçar a atuação do CEPSUL no Rio Grande do Sul.

 

Em relação às atividades da base avançada, o primeiro grande evento será a participação no "Projeto Pé na Areia" promovido pela Prefeitura Municipal de Rio Grande, por meio da Secretaria de Município do Meio Ambiente, durante o mês de janeiro. O objetivo é desenvolver atividades de educação ambiental para crianças da região.

 

img 2021 10 27 visita secretaria do meio ambiente de Rio Grande

 

Na manhã do dia 27 de outubro, o coordenador do CEPSUL, Harry Boos e o responsável pela BAV/CEPSUL/RS, Ronaldo Cataldo, estiveram reunidos o secretário municipal de meio ambiente de Rio Grande, Dr Pedro Friedrich Fruet. Dentre outros assuntos relacionados às ações da Secretaria e do CEPSUL, foi discutida a elaboração de um novo Acordo de Cooperação entre as instituições.

 

 

 

Já, na manhã do dia 28 de outubro, o coordenador do ICMBio/CEPSUL e a equipe da Base Avançada do CEPSUL em Rio Grande foram recebidos na Estação Marinha de Aquicultura "Prof. Marcos Marchiori" (EMA), sede do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Aquicultura (PPGAq) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), pelos professores Dr Luis Henrique da Silva Poersch, Dr Dariano Krummenauer, Dr Geraldo Kipper Fóes e Dr Ricardo Vieira Rodrigues.

 

Dentre os projetos desenvolvidos, a criação em cativeiro e repovoamento de miragaias, Pogonias courbina (Lacepède, 1803) (Teleostei: Sciaenidae) tem o objetivo de evitar o declínio populacional de um dos peixes característicos dos estuários da região.

 

img 2021 10 28 visita estacao marinha de-aquicultura ema-furg3 img 2021 10 28 visita estacao marinha de-aquicultura ema-furg1 img 2021 10 28 visita estacao marinha de-aquicultura ema-furg6

 

img 2021 10 visita nema1

O coordenador do CEPSUL também visitou a sede do NEMA - Núcleo de Monitoramento Ambiental. O NEMA desenvolve projetos voltados à conservação da biodiversidade marinha no Sul do Brasil. Um desses projetos é o "Un Solo Mar", realizado pelo NEMA, Instituto Baleia Jubarte (IBJ) e a Organização para a Conservação dos Cetáceos (OCC). Esta iniciativa visa desenvolver atividades de conscientização dos benefícios das Áreas Marinhas Protegidas (AMPs) e ações para a prevenção e erradicação da pesca ilegal, não declarada e não regulamentada (IUU) no sudoeste do Oceano Atlântico.

 

2021 10 reuniao com Felipe Dumont FURGAinda, durante a semana, foi realizada reunião com o Dr, Luiz Felipe Cestari Dumont, professor e orientador do Programa de Pós-graduação em Oceanografia Biológica da FURG, responsável pelo Laboratório de Crustáceos Decápodes. Foi discutida a possibilidade de parceria em pesquisas voltadas ao uso sustentável de camarões marinhos no Rio Grande do Sul.

 Segundo o coordenado do CEPSUL, "a parceria com a FURG já ocorreu em diversos projetos e retomar esta proximidade é fundamental para o sucesso de algumas de nossas iniciativas".