Retrospectiva 2021

(Itajaí - 30/12/2021) O CEPSUL teve um ano repleto de realizações, apesar do trabalho remoto imposto pelo COVID-19.

 

img 2021 08 gerente regional gr5sul coordenador cepsul conversam sobre projetos e oportunidades e agenda envolvendo UCs CEPSULO Centro apoiou mais de uma dezena de unidades de conservação, em suas atividades de monitoramento e conservação, sendo promovida a capacitação e articulação de ações para o monitoramento de manguezais e para o monitoramento participativo da pesca e biodiversidade associada. Uma desta UCs apoiadas é o Parque Nacional da Lagoa do Peixe onde participamos do monitoramento do termo de compromisso da pesca de camarão.

 

Outra atividade fundamental desenvolvida pela equipe é a geração de subsídios técnicos e científicos à elaboração e avaliação de medidas de conservação da biodiversidade marinha, no âmbito do Programa Monitora/ICMBio.

 

Durante 2021 foram elaborados mais de 200 pareceres para o SISBIO - Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade, 31 notas/informações técnicas e os pesquisadores do CEPSUL publicaram nove artigos científicos em revistas nacionais e internacionais.

 

img 2021 05 palestra peixes colegio unificadoOs membros da equipe também participaram, como palestrantes, em 23 eventos, oportunidades em que as pesquisas e atividades de conservação desenvolvidas foram divulgadas para diferentes públicos.

 

Já a Revista CEPSUL - Biodiversidade e Conservação Marinha, revista científica mantida e editada pelo Centro, publicou oito artigos e dois documentos técnicos.

 

As redes sociais atingiram quatro mil seguidores, entre Facebook e Instagram.

 

A equipe do CEPSUL chega ao final de 2021 com a certeza de dever cumprido e com a esperança de que em 2022, possamos produzir muito mais, contribuindo ainda mais com a conservação da biodiversidade marinha.