CEMAVE - Consulta Ampla para Avaliação do Estado de Conservação das Aves de Ampla Distribuição

Arundinicola leucocephala redimensionada

Espécie: Arundinicola leucocephala

Foto: Adilson Amaral

 

Prezados (as):

O processo de avaliação de risco de extinção das espécies é contínuo e cíclico, com intervalos de cinco anos entre uma avaliação e outra. Neste sentido, a Avaliação do Estado de Conservação das Aves Brasileiras está em seu segundo ciclo, sendo conduzida pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (CEMAVE).

As oficinas de avaliação estão sendo realizadas por biomas: Caatinga, Amazônia, Mata Atlântica, Pampa, Cerrado e Pantanal e Marinho Costeiro.

A próxima Oficina de Avaliação do Estado de Conservação das Aves Brasileiras abrangerá 508 espécies que apresentam ampla distribuição em todo Brasil habitando quase todos os Biomas.

A Oficina tem previsão de ocorrer em abril de 2021, no Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, São Paulo. Porém, esse planejamento poderá ser revisado devido à pandemia da COVID-19.
A intenção é convidar pesquisadores com experiência nos diversos Biomas brasileiros, somando cerca de 14 especialistas. Contudo, toda a comunidade científica e demais interessados podem contribuir com informações sobre as espécies por meio da ficha base da avaliação.

As fichas estão disponíveis para edição e envio de contribuições através do Sistema de Avaliação do Estado de Conservação da Biodiversidade (SALVE) no site, acesse: https://salve.icmbio.gov.br/salve-consulta/

O prazo para envio de contribuições é 2 de novembro de 2020.

Atenciosamente,

Centro Nacional de Pesquisa e Conservação

de Aves Silvestres - CEMAVE

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.