23 de Setembro- Dia do Rio Mogi-Guaçu

mogi

Imagem: Jean 7a. Cia/PAmb

Hoje, dia 23 de setembro, celebra-se o Dia do Rio Mogi-Guaçu (Serpente Grande traduzido do Tupi-Guarani).

Data essa para relembrar a importância social, econômica e ambiental de um dos maiores rios do Estado de São Paulo, apesar de ter origem nas Montanhas das Minas Gerais.

Suas águas abrigam inúmeras espécies de peixes tais como, Pacús, Pintados, Curimbatás, Cascudos, Piracanjubas, Lambaris, entre outras. Algumas inclusive, estão ameaçadas de extinção, infelizmente. Saiba mais em: https://www.icmbio.gov.br/portal/faunabrasileira/plano-de-acao-nacional-lista/1345-plano-de-acao-nacional-para-conservacao-do-mogi-pardo-e-grande 

A Bacia do Rio Mogi, tem por volta de 15.004 km², uma população de mais de 1.4 milhões de habitantes e suas principais atividades econômicas estão baseadas nas culturas da cana-de-açúcar, soja, pastagens e milho, da agroindústria de açúcar e álcool, óleos vegetais e bebidas, além de frigoríficos e indústria de papel e celulose (CBH-MOGI).

O turismo também tem destaque. Na bacia do Mogi tem-se a presença das estâncias hidrominerais de Águas de Prata, Águas de Lindóia, Lindóia, Serra Negra e Socorro, além da Cachoeira de Emas, distrito de Pirassununga, onde milhares de pessoas escolhem anualmente como lazer, essa distinta região.

Não obstante, o CEPTA nasceu junto as margens deste majestoso rio, no ano de 1939, justamente por conta de sua biodiversidade aquática, onde muitas pesquisas científicas foram e são realizadas anualmente, além de ser uma área de preservação e refúgio de diversas espécies da Flora e Fauna local. 

O CEPTA e seus servidores assim, saúdam o Rio Mogi-Guaçu!