Projeto envolvendo o CNPT/ICMBIO e instituições parceiras é selecionado em edital da Fundação Grupo Boticário

4C
Pesquisador realiza coleta de material para análise

O projeto, "Monitoramento, avaliação e mitigação dos impactos negativos das interações turísticas com botos e jacarés no Baixo Rio Negro, Amazônia Central", coordenado pelo Analista ambiental Marcelo Derzi Vidal, pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Sociobiodiversidade Associada a Povos e Comunidades Tradicionais(CNPT/ICMBIO) está entre as 28 propostas finalistas – entre 473 inscritas – que seguirão para a última etapa do programa "Teia de Soluções", iniciativa lançada este ano pela Fundação Grupo Boticário, que busca identificar, aprimorar e apoiar soluções inovadoras para alavancar o turismo em áreas naturais no Brasil.

PROJETO SUBMETIDO

O projeto propõe desenvolver um conjunto de ações que buscam monitorar, avaliar e propor estratégias para mitigação dos impactos negativos das interações turísticas com botos cor-de-rosa (Inia geoffrensis) e jacarés (Caiman crocodilus e Melanosuchus niger) no Baixo Rio Negro, AM.

IMG-20200918-WA0073
Captura temporária dos crocodilianos

Atualmente, as interações com estes grupos são baseadas em oferta alimentar aos cetáceos e captura temporária dos crocodilianos. A proposta encaminhada busca gerar informações que levem a novas formas de interagir turisticamente com estes animais por meio de atividades qualificadas e de baixo impacto, que contribuam para o bem-estar das espécies, satisfação dos visitantes e geração de renda para as comunidades locais, além de ofertar um arcabouço robusto para fomentar a tomada de decisão por parte de órgãos governamentais das áreas de meio ambiente e turismo, empresários, comunidades tradicionais locais e demais atores interessados pela temática de turismo com fauna silvestre no território brasileiro.

2BTurista durante a interação com botos

O projeto envolve um grupo interdisciplinar de profissionais vinculados ao CNPT/ICMBIO, ao Amazonas Cluster de Turismo, à Universidade Federal do Amazonas, à Universidade do Estado do Amazonas, ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, e à Fundação Oswaldo Cruz.

Os profissionais envolvidos têm ampla experiência no desenvolvimento de projetos socioambientais na Amazônia brasileira. A iniciativa conta ainda com a parceria de associações representativas de guias e condutores de turismo que atuam na região do Baixo Rio Negro.

4D
Grupo de trabalho realizando o mapeamento do Baixo Rio Negro

As 28 propostas finalistas avançam para última etapa da "Teia de Soluções", na qual participarão de um processo que envolve mentoria e aperfeiçoamento. Os melhores projetos terão apoio financeiro da Fundação Grupo Boticário para serem executados.