Proteção

Fiscalização

A Estação Ecológica de Taiamã é circundada pelo Rio Paraguai, e está localizada em pleno bioma Pantanal, local de grande abundância de ictiofauna. Do ponto de vista econômico, muitas espécies de peixes encontrados na rede fluvial que cerca a ESEC tem valor comercial,
como o Pintado (Psudoplatystoma coruscans), o Cachara (Pseudoplatystoma fasciatum), o Pacu (Piaractus mesopotamicus), o Dourado
Pacu (Piaractus mesopotamicus)(Salminus brasiliensis) e a Piraputanga (Brycon hilarii), dentre outros. Estas espécies, muito exploradas economicamente, são a base da pesca esportiva e profissional regional, e são muito apreciados na culinária matogrossense.

Existem no rio Paraguai, na região de Cáceres/MT, muitos barcos hotéis e pousadas que oferecem opções de turismo pantaneiro, principalmente o turismo de pesca. Além disso, existem muitos pescadores profissionais na região, os quais se aproximam da ESEC para extrair recursos pesqueiros. Desta forma, a principal demanda por fiscalização na própria ESEC, na área da norma de pesca e outras regiões do entorno da UC, refere-se à atividade pesqueira.

Prevenção e combate a incêndios florestais

Mapa focos de calorDevido ao fato da Unidade não possuir problemas de regularização fundiária, o risco de incêndios florestais provém de áreas de fazendas adjacentes, as quais se constituem em potenciais ameaças para o interior e o entorno da UC. Outra ameaça, potencialmente menos ofensiva, são as fogueiras dos acampamentos dos pescadores, à beira do rio. A distribuição dos focos de calor captados via satélite demonstra que os incêndios na UC ocorrem concentrados nos meses de outubro e novembro.

A extinção de incêndios no bioma Pantanal é extremamente complexa devido à presença de muita matéria orgânica no solo, fazendo com que os incêndios ocorram na vegetação e também subterraneamente.

Desta forma, muitas vezes, mesmo depois de considerado extinto, o fogo retorna Incêndio florestal no interior da UC (2011) - Foto: Arquivo ICMBioapós alguns dias de sol forte, pois pequenas fontes de calor persistem no subsolo durante vários dias. Devido a estas dificuldades, bem como a presença constante de focos de calor no entorno da UC, todos os anos de julho a dezembro a equipa da UC contrata uma brigada
(contendo 7 integrantes) de combate e prevenção a incêndios florestais. Em casos especiais, como no incêndio de 2011, onde boa parte da UC sofreu com o fogo, são acionadas as brigadas de Unidades de Conservação mais próximas, como a Estação Ecológica Serra das Araras e/ou Parque Nacional do Pantanal Matogrossense. 

Incêndio florestal no interior da UC (2011).