Estação Meteorológica da Ilha do Sabacu

 

AVISO IMPORTANTE:

DESDE O DIA 29 DE JUNHO DE 2019, A ESTAÇÃO METEOROLÓGICA PAROU DE FUNCIONAR DEVIDO AO FURTO DOS EQUIPAMENTOS NA ILHA DO SABACU.

INFELIZMENTE, ESTA IMPORTANTE FONTE DE INFORMAÇÕES PARA OS AQUAVIÁRIOS DA REGIÃO, EM FUNCIONAMENTO DESDE 2017, SERÁ PERMANENTEMENTE DESATIVADA.

A DECISÃO DE DESCONTINUAR A OPERAÇÃO DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA SE DEVE AO AUMENTO DA CRIMINALIDADE EM ANGRA DOS REIS E À ALTA PROBABILIDADE DE QUE OS EQUIPAMENTOS EVENTUALMENTE REPOSTOS SEJAM NOVAMENTE SUBTRAÍDOS. 

 

 

A instalação da Estação Meteorológica da Ilha do Sabacu, na ESEC Tamoios/ICMBio, foi autorizada pela UC através da Autorização Direta 3/2017

Patrocinada e operada pela TRANSHIP TRANSPORTES MARITIMOS LTDA, é uma importante fonte de informações para pesquisas científicas, monitoramento, bem como para navegadores e moradores na região de Angra dos Reis e Paraty.

As informações podem ser acessadas através do link: http://www.tstranship.com.br/patrocinio/

O equipamento instalado consiste em uma estação DAVIS modelo Vantage Vue e está localizado no alto da Ilha do Sabacu ao centro da Baia da Ribeira.

Sabacu 1

A Estação informa on-line as seguintes medições: Velocidade do Vento, Direção do Vento, Temperatura Ambiente, Umidade Relativa, Pressão Atmosférica e Índice Pluviométrico.

Complementando essas informações são disponibilizados dois gráficos, destinados prioritariamente aos velejadores, que registram as oscilações do comportamento do vento permitindo seu melhor aproveitamento.

Em outro gráfico, são registradas as variações de pressão atmosférica e temperatura, permitindo previsões do tempo seguindo a planilha abaixo:

PRESSÃO ATMOSFÉRICA TEMPERATURA TEMPO PROVÁVEL 
 

 

Baixando

 

Chuvas fortes, Ventos de Sul a Sudoeste fortes

BAIXANDO Estável Frente quente com chuvas prováveis
  Subindo Tempo instável, Aproximação de frente
 

 

Baixando

 

Chuva provável, Ventos de Sul a Sudeste

ESTÁVEL Estável Tempo incerto, Ventos variáveis
  Subindo Tempo mudando para bom, Ventos de Leste
 

 

Baixando

 

Tempo bom, Ventos de Sul a Sudeste

SUBINDO Estável Tempo bom, Ventos de Leste frescos
  Subindo Tempo bom, Ventos quentes e secos