Operação conjunta do ICMBio, Ibama e Polícia Federal combate a pesca ilegal na Estação Ecológica de Tamoios, em Angra dos Reis/RJ

pesca ilegal durante defeso-esec tamoios 2021 - Edineia Correia NGI ICMBio ParatyO ICMBio, o Ibama e a Polícia Federal surpreenderam três homens que pescavam na Estação Ecológica de Tamoios na madrugada de 18/3/2021. O flagrante ocorreu no início do lance de pesca, garantindo que apenas dois quilos de camarão fossem apreendidos e devolvidos ao mar. É proibido pescar na unidade, que abrange 29 ilhas da Baía da Ilha Grande e a área marinha no raio de 1Km ao redor de cada ilha.

Os homens foram autuados e conduzidos presos até a Delegacia da Polícia Federal em Angra dos Reis. Um deles era considerado foragido por tentativa de homicídio. A embarcação e os materiais utilizados para a pesca também foram apreendidos.

Pescar camarão durante o período de defeso é crime ambiental, neste caso, é considerado um agravante o fato de ser realizada no interior da unidade de conservação.

A Operação Casadinho tem como principal objetivo a fiscalização da pesca ilegal do camarão durante o defeso, em vigor até 31 de maio. Essa pausa anual, regulamentada pela Instrução Normativa Ibama nº 189/2008, proíbe o exercício da pesca de arrasto com tração motorizada para a captura de camarão rosa, sete-barbas e branco em toda a região sudeste.
As equipes do ICMBio, Ibama e Polícia Federal percorreram toda a área da unidade de conservação e também a sua zona de amortecimento. O defeso do Camarão é uma estratégia de conservação para a reposição do estoque pesqueiro, permitindo a reprodução dos animais. Isso garante a produtividade da atividade pesqueira regional ao longo do ano.2pesca ilegal durante defeso-esec tamoios 2021 - Eduardo Godoy NGI ICMBio Paraty

"Durante o período de defeso do camarão ocorre um aumento na pressão de pesca dentro da Esec de Tamoios", comenta o chefe do Núcleo de Gestão Integrada ICMBio Paraty, Mario Douglas Fortini de Oliveira. "As equipes estão em campo para garantir a integridade da fauna aquática da unidade e também do defeso do camarão na sua zona de amortecimento", concluiu o chefe.

Casadinho é o nome de um prato típico de Paraty preparado com o camarão, e dá nome à operação.

Talitha Pires

Analista ambiental do NGI ICMBio Paraty

Fotos: Edineia Correia  - NGI ICMBio Paraty e Rodrigo Nascimento - Ibama