06/04/20

SEJA UM BRIGADISTA - PARNA CAPARAÓ 2020

PARQUE NACIONAL DO CAPARAÓ ABRE INSCRIÇÕES PARA A CONTRATAÇÃO DA BRIGADA DE PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS 2020

EDITAL

FICHA DE INSCRIÇÃO,

ANEXO I – BRIGADISTA

ANEXO II – CHEFE DE ESQUADRÃO

LEIA os modelos de contratos disponíveis para download clicando aqui.

As inscrições serão realizadas presencialmente na portaria de Alto Caparaó – MG, entre os dias 06 e 20/04/2020, de segunda à sexta feira das 08 as 12 e das 13 as 17 horas ou por meio do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. indicando o ASSUNTO: SELEÇÃO DE BRIGADA PARNA CAPARAÓ 2020 – NOME DO CANDIDATO.

O Edital e seus anexos estão disponíveis no Portal do ICMBio na internet. .

Alguns requisitos mínimos deverão ser atendidos, tais como: ter mais de 18 (dezoito) anos; residir, preferencialmente, no entorno da Unidade de Conservação; não exercer cargo/função/emprego público ou privado; veto válido inclusive para servidores afastados por licença sem vencimentos.

A inscrição do participante se dará mediante o preenchimento da FICHA DE INSCRIÇÃO com os documentos exigidos e Anexos I (apenas para a vaga de brigadistas) ou Anexo II (apenas para a vaga de chefes de esquadrão) preenchidos, com as devidas comprovações, das experiências de trabalho e das capacitações realizadas.

Fique atento para os documentos necessários para a sua inscrição e tenha cuidado em manter os documentos legíveis ao digitalizá-los:

· Original e cópia de documento pessoal com foto e com comprovação de inscrição de CPF e Registro Geral (Carteira de Identidade).

· Original e cópia da CNH (categorias B, C, D ou E) e/ou habilitação para condução de embarcação oficial - Apenas para a vaga de Chefe de Esquadrão.

· Atestado Médico, comprovando que se encontram "APTOS a realizar atividades físicas", emitido nos últimos 30 (trinta) dias ou quando do momento da contratação. Em caso de impossibilidade de emissão devido aos atendimentos emergenciais relacionados a pandemia de COVID-19, deverá ser apresentado no ato de contratação..

· Cópia do Comprovante de Residência (Conta de água, luz, telefone, etc.) ou declaração de residência assinada pelo candidato.

· Cópia de Tipagem Sanguínea e Fator RH.

· Comprovante de Escolaridade (ou Declaração de que sabe ler e escrever) (cópia).

A ficha de inscrição e cópia com originais de toda a documentação relacionada nos itens 2.3 e 2.4 do Edital n. 01/2020-PARNA Caparaó enviados por email para a inscrição deverão ser apresentados no ato da contratação para comprovação.

24/03/20

Suspensão da Visitação por Tempo Indeterminado

O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Homero Cerqueira, determinou, através de Portaria publicada no dia 22/03, a suspensão da visitação pública nas Unidades de Conservação Federais por tempo indeterminado.

A decisão está amparada na Portaria nº 188/GM/MS, de 3 de fevereiro de 2020, que declara Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV), além de considerar a condição de transmissão comunitária do coronavírus (covid-19), reconhecida por meio da Portaria Nº 454 do Ministério da Saúde, de 20 de março de 2020; e considerar o teor do Decreto Legislativo Nº 6, de 20 de março de 2020, que reconhece a ocorrência do estado de calamidade pública no Brasil.

17/03/20

Aviso: COVID-19 - Suspensão de visitação pública no PARNA Caparaó

Considerando a classificação da situação mundial do novo coronavírus (COVID-19), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, suspende, por determinação do Presidente da República, a visitação pública em todas as unidades de conservação federais pelo período de uma semana, a contar da presente data (17/03), podendo haver prorrogação.

A medida atende as orientações do Ministério da Saúde e visa contribuir para a segurança da população neste momento em que é necessário evitar aglomerações.

18/02/20

Reabertura do PARNA Caparaó

Informamos que a partir do dia 18/02/2020 reabriremos o Parque Nacional do Caparaó para visitação.

A visitação será realizada exclusivamente pela portaria de Alto Caparaó- MG. Também serão reabertos os acampamentos do Terreirão e Tronqueira.

O acesso pela portaria de Pedra Menina- ES permanece fechado por tempo indeterminado assim como os acampamentos da Casa Queimada, Macieira e as travessias.

27/01/20

Comunicado Emergencial III

Portaria Caparao arvore

O Parque Nacional do Caparaó (ES/MG) informa que em função das intensas chuvas que atingiram a região, os acessos internos da Unidade foram comprometidos com quedas de barreiras e árvores, entre outros inúmeros danos, não se tendo condições mínimas de trafegabilidade e segurança. No tocante à Portaria de Pedra Menina, especialmente, além das quedas de barreiras e árvores, há trechos em que o próprio leito da estrada cedeu. Estamos empenhados em viabilizar a recuperação das estradas e estruturas danificadas, conscientes da dimensão dos danos, notadamente em relação à Portaria de Pedra Menina. Dessa forma, comunicamos que o Parque Nacional do Caparaó (ES/MG) continua fechado para visitação e acampamento por tempo indeterminado. Assim que alcançarmos as condições necessárias para reabertura da Unidade, daremos ampla publicidade.

PORTARIA ES FOTOS

PORTARIA MG FOTOS

 

24/01/20

Comunicado Emergencial 2

Foto Destaque

Em função das intensas chuvas dos últimos dias e, consequentemente, as dificuldades e riscos por elas geradas, tais como quedas de árvores, quedas de barreiras nas estradas e grande insegurança nos acessos internos do Parque, incluindo as trilhas nas partes altas, o Parque Nacional do Caparaó ES/MG comunica que, pelo princípio da precaução, especialmente por questões de segurança, nos dias 24, 25 e 26 de Janeiro estará fechado para visitação e/ou acampamentos. Essa medida aplica-se às duas Portarias, Pedra Menina (ES) e Alto Caparaó (MG).

26/06/19

NOVAS REGRAS PARA SOLICITAÇÃO DE RESERVAS DE ACAMPAMENTO REALIZADAS A PARTIR DO DIA 01/07/2019

 

As solicitações de RESERVAS PARA ACAMPAMENTO deverão ser realizadas exclusivamente por meio do formulário de reservas.

As reservas podem ser solicitadas para o mês atual e para o próximo mês.

Deverá ser enviado um formulário para cada área em que se pretende acampar.

As solicitações para cada data/acampamento serão ordenadas de acordo com o dia e horário de envio do formulário de reservas. Portanto, serão ordenadas a partir da zero hora do primeiro dia do mês anterior ao que se pretende visitar o Parque as solicitações encaminhadas por meio do preenchimento dos formulários (ex: dia 01 de junho iniciaram as reservas para todo mês de julho. Dia 01 de julho iniciam as reservas para todo mês de agosto).

A Lista de Reservas de Acampamento no Parque Nacional do Caparaó será divulgada e atualizada semanalmente nesta página. Constarão da Lista todas as solicitações de reservas, atendidas ou não, contendo os seguintes dados: data e horário de envio, local de acampamento, quantidade de pessoas, data de entrada, data de saída, nome completo do responsável, cidade e estado.

Somente serão contactados por e-mail os visitantes que, em conformidade com a disponibilidade de vagas para as datas e locais pretendidos, tiverem suas solicitações atendidas.

Os visitantes cujas solicitações não puderem ser atendidas permanecerão na lista de espera. A medida que haja desistências, os próximos solicitantes serão contactados por nosso setor de reservas.

As reservas deverão ser confirmadas entre o décimo quinto e o décimo primeiro dia anteriores à data prevista para início do período de acampamento agendado. A não confirmação ocasionará a perda da reserva. As vagas não confirmadas serão oferecidas aos próximos solicitantes constantes da lista de reserva (ordenados pela data e horário de envio do formulário).

Na lista de Reservas de Acampamento serão destacadas em:

– verde as solicitações confirmadas;

– amarelo as solicitações pendentes;

– vermelho as solicitações canceladas, não confirmadas e/ou que ultrapassem o limite restante de vagas*

* nos casos das solicitações que ultrapassarem o limite restante de vagas para determinado acampamento e data entraremos em contato com o solicitante para que opte pelo número (ex: em um local o limite é de 100 pessoas/noite e já há 95 pessoas agendadas, se a próxima solicitação da lista for por exemplo de 10 pessoas, entraremos em contato oferecendo as 5 vagas que restam para completar 100, caso o solicitante não aceite seu status ficará em vermelho e as 5 vagas restantes serão oferecidas ao próximo solicitante, que terá o status em amarelo).

É importante estar ciente de algumas REGRAS para solicitações de reserva para grupos acima de 10 pessoas.

Contato: (32) 3747-2086 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

28/12/18

VOLUNTARIADO 2019

PROGRAMA DE VOLUNTARIADO - 2019

 

A partir do dia 02 de Janeiro de 2019 estarão abertas inscrições par o Programa de Voluntariado do Parque Nacional do Caparaó – ES/MG (2019). Neste primeiro Edital de 2019 são oferecidas 30 vagas, divididas em três turmas (Chamadas 001/002/003) para trabalho voluntario na UC a partir de  30 de Janeiro de 2019, na linha de Uso Público da Visitação, modalidade de média duração (Programa mensal), com atividades junto às Portarias de Alto Caparaó – MG e Pedra Menina – ES.  

O objetivo é integrar a sociedade ao trabalho da Unidade de Conservação proporcionando experiências práticas a estudantes universitários, colaboradores e moradores do entorno em diferentes atividades de gestão do Uso Público, principalmente aquelas relacionadas à visitação.

 

 ATIVIDADES PREVISTAS:

 a) Planejamento, coordenação e execução de ações de manejo e sinalização de trilhas e outras áreas de Uso Público, como  áreas de camping, centro de visitantes, entre outros;

 b) Apoio à recepção e orientação de visitantes;

 c) Apoio ao desenvolvimento de ferramentas de divulgação e comunicação;

 d) Atividades relacionadas ao ordenamento e monitoramento da visitação;

  e) Coleta e sistematização de dados relacionados ao Uso Público.

 

 INSCRIÇÕES:

Para se inscrever, é necessário fazer cadastro no Sistema do Programa de Voluntariado do ICMBio:  https://bit.ly/2xUadoO. As inscrições deverão ser realizadas diretamente pelo Sistema, nos períodos estabelecidos para cada chamada ou turma:

 

 ACESSE E BAIXE O EDITAL:

Edital - Chamadas 001/002/003 Setinha

 

RESULTADO CHAMADA 001/2019:

 Resultado Chamada 001/2019       

 Setinha

 

 

Para se inscrever, é necessário fazer cadastro no Sistema do Programa de Voluntariado do ICMBio: https://bit.ly/2xUadoO. As inscrições deverão ser realizadas pelo Sistema nos períodos estabelecidos no item 05 deste edital, para cada chamada (turma). Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri",sans-serif; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi; mso-fareast-language:EN-US;}
13/11/18

ACAMPAMENTOS 2019 - NOVAS REGRAS

NOVAS REGRAS PARA RESERVAS DE ACAMPAMENTO EM 2019 SERÃO APLICADAS.

Como é habitual, as reservas para JANEIRO 2019 iniciarão dia 01 de DEZEMBRO (mês anterior), porém seguirão novos critérios, necessários para otimizar a obtenção e distribuição das vagas nos acampamentos.

A solicitação de reserva que for atendida com as vagas solicitadas, quando chegar o período de confirmação, o interessado deverá confirmar um mínimo de 70% das vagas. O interessado que confirmar abaixo de 70% das vagas originalmente solicitadas, terá a reserva integralmente cancelada.

Aqueles que confirmarem os 70% (apenas para não perder toda a reserva), porém comparecer com menos de 50% do confirmado, sem nenhum aviso prévio de desistência, poderá ser identificado, qualificado e ter restrição para novas solicitações.

Essa medida é necessária por conta dos constantes problemas de falta de vagas que se dão por causa de solicitações feitas de forma irresponsável, com pedido para muitas vagas, e de fato o número de vagas confirmadas e que comparecem, diminui bruscamente prejudicando assim vários interessados.

Nossa intenção é de que ao realizar uma solicitação de vagas para acampamento, seja feito de forma consciente e responsável. Ao encaminhar sua solicitação, solicite de fato o número de vagas aproximado que utilizará no dia da vinda ao Parque, e assim, mais solicitações poderão ser atendidas.

Reservas para numero de até 10 vagas não estarão incluídas nesta regra.

Orientações sobre como enviar sua solicitação de reserva, clique AQUI.

26/05/18

REABERTURA DO TERREIRÃO

ATENÇÃO:

Comunicamos que a partir de 31 de maio o TERREIRÃO estará disponível para pernoites e acampamentos.

A partir deste momento, 26 de maio, está liberado o envio para solicitações de reserva para a área de acampamento TERREIRÃO. As reservas podem ser solicitadas para a data de 31 de MAIO à 30 de JUNHO. A partir de 01 de JUNHO, estarão abertas as vagas para o MÊS de JULHO, a partir de 01 de JULHO abrem as vagas para AGOSTO  e assim sucessivamente.

Para cada solicitação, o interessado deve encaminhar um "NOVO EMAIL", em um "NOVO HISTÓRICO". Nunca utilize um histórico de uma solicitação já enviada, para enviar OUTRA solicitação ou NOVA mensagem até que a primeira seja respondida. Faça em outro histórico. Isso dificulta o atendimento que é por ordem de chegada, visto que o histórico de conversa sempre fica com a data e horário da ultima mensagem encaminhada no histórico, atrasando assim o atendimento da mensagem enviada anteriormente e causando possíveis transtornos para conseguir as vagas. Em suma, o sistema considerará a data e horário da ultima mensagem no histórico para fins de ordenamento dos e-mails que recebemos.

1. Para reservar o Acampamento da TRONQUEIRA OU TERREIRÃO COM ACESSO PELA PORTARIA MG em Alto Caparaó o e-mail deverá ser enviado para o email:

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

2. Para reservar os Acampamentos da MACIEIRA OU CASA QUEIMADA COM ACESSO PELA PORTARIA DE PEDRA MENINA - ES o e-mail deverá ser enviado para:

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..br

O e-mail enviado deverá ser preenchido com as seguintes informações (TODOS OS CAMPOS OBRIGATÓRIOS )

1. Local de Acampamento:

2. Nome:

3. E-mail:

4. CPF: XXXXXXXXXXX

5. Cidade/UF:

6. Telefone:

7. Celular:

8. Quant Pessoas:

9. Data de Entrada: XX / XX / XXXX

10. Data de Saída: XX / XX / XXXX