CAMINHOS DA SERRA DO MAR (PÁGINA EM CONSTRUÇÃO)

                                    "Beleza e história revelados a cada passo"          

ARTE FINAL FRENTE JPEG

            Siga nossa Página no Facebook !!                                                        

           Em nosso facebook nós divulgamos todas as nossas ações realizadas nos Caminhos da Serra do Mar, além de realizarmos sorteios e ações voluntárias. 

FIQUE POR DENTRO E VENHA E VENHA SE AVENTURAR NESTA TRILHA DE LONGO CURSO.

Baixe aqui o Folder dos Caminhos da Serra do Mar em PDF.

 

Os Caminhos da Serra do Mar é o nome de um projeto de criação de uma trilha de longa duração, em consonância com o Projeto Travessias do ICMBio Sede, que percorre diversos municípios e corta algumas 

Alto da Ventania  Fred Rodrigues das unidades de conservação do Mosaico da Mata Atlântica Central Fluminense. Entre os ambientes visitados durante todo o percurso têm destaque os diversos ecossistemas associados ao bioma Mata Atlântica, como mata de encosta, campos de altitude, além de paredões rochosos, picos, poços e cachoeiras.

O principal objetivo de criação desta trilha é o de favorecer a conservação ambiental na Serra do Mar, integrando diversas unidades do mosaico e conferindo ao uso público ordenado dos espaços protegidos uma estratégia de conservação. Além disso, os Caminhos da Serra do Mar serão espaços para a prática de montanhismo, caminhadas, contemplação, recreação e lazer.

Os Caminhos da Serra do Mar serão desenvolvidos em núcleos, considerando as UCs envolvidas e a capacidade técnica de implementação. O primeiro núcleo já implementado é o Parna Serra dos Órgãos que contém 68 km de caminhada que pode ser facilmente percorrido em 6 dias, passando pelas cidades de Magé, Petrópolis e Teresópolis. O núcleo 2 será o Núcleo Três Picos, que ligará Teresópolis a Friburgo. O objetivo é o levantamento e a abertura de um núcleo por ano. Em agosto deste ano de 2013 foi inaugurado o núcleo 1, a expectativa é que até julho de 2014 seja inaugurado o 2º núcleo.

Foi realizada uma expedição em setembro de 2012 que teve como principal objetivo o levantamento de informações para a confecção de um guia e sobre a necessidade de intervenções como manejo, sinalização, implantação de facilitadores, Adilson2 dentre outras. Durante os três dias, a equipe percorreu cerca de 36 km em trilhas no interior do Parna e na sua zona de amortecimento realizando além do levantamento, a identificação de pontos de apoio nas comunidades, como meios de hospedagem, alimentação, transporte e outros serviços úteis aos caminhantes. Esta expedição foi apoiada pela S.O.S Mata Atlântica que é um dos parceiros do projeto.

Ao todo o caminho, no núcleo desse parque, tem 68 km e pode ser percorrido em até seis dias. Em seus trechos, o Caminho do Ouro, a Travessia Cobiçado x Ventania, a Trilha Uricanal, e na Travessia Petrópolis xTeresópolis o caminhante poderá contar com sinalização adequada, descrição das trilhas e comprovará sua caminhada com um carimbo em seu "passaporte".

"A ideia é que esta seja uma trilha de longo percurso, em que tenhamos maior proteção da unidade de conservação. Hoje algumas dessas trilhas são usadas por caçadores e extratores de palmito, e com apoio dos caminhantes poderemos mudar essa realidade. Durante a expedição mapeamos diversos problemas que devem ser sanados com ações de proteção e de educação ambiental e com maior presença da equipe da UC nesses trechos, uma das prioridades desta gestão", destacou Leandro Goulart, chefe do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

 

SEGUE ABAIXO, MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE OS 6 TRECHOS DOS CAMINHOS DA SERRA DO MAR

 

1º trecho dos Caminhos da Serra do Mar - Caminho do Ouro

2º trecho dos Caminhos da Serra do Mar - Travessia Cobiçado Ventania

3º trecho dos Caminhos da Serra do Mar - Trilha Uricanal

4º trecho dos Caminhos da Serra do Mar - Morro do Açu (Travessia Petrópolis - Teresópolis)

5º trecho dos Caminhos da Serra do Mar - Travessia Petrópolis - Teresópolis

6º trecho dos Caminhos da Serra do Mar - Pedra do Sino

               PLACA TIRE AQUI SUA FOTO + CARTILHAS

No meio de cada trilha dos 6 trechos que fazem parte dos Caminhos da Serra do Mar, foram instaladas uma placa "Tire aqui sua foto", esta foto lhe garante o direito de recolher uma cartilha (postal) da trilha percorrida , na Sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Clique aqui para maiores informações sobre a placa e as cartilhas.

 

TRILHAS DE LONGO CURSO PELO MUNDO

Clique (Aqui) para ficar por dentro das principais trilhas de longo curso pelo mundo.

 

CONDUTA CONSCIENTE EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

 Clique aqui para entender um pouco mais sobre as normas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e ajude a preservar a Unidade.

                                   

atila banner

Mapa dos Caminhos da Serra do Mar (alta resoluçaõ clique aqui)

 

 AÇÕES VOLUNTÁRIAS

DSCF7384 Ação voluntária no caminho do ouro 1º trecho dos caminhosDSCF8142

 Todo ano, a equipe do Parque Nacional da Serra dos Órgãos realiza ações voluntárias nas trilhas dos Caminhos da Serra do Mar, clique aqui para maiores informações sobre voluntariado em Unidades de Conservação.

 

ABAIXO SEGUE O LINK DE ALGUNS VIDEOS SOBRE OS CAMINHOS DA SERRA DO MAR

 

EM BREVE DISNOBILIZAREMOS O TRACK DAS TRILHAS QUE FAZEM PARTE DO PROJETO CAMINHOS DA SERRA DO MAR !