Realizada Oficina de Avaliação do Estado de Conservação de Invertebrados Marinhos

Aconteceu de 29 de setembro a 01 de outubro a Oficina de Avaliação do Estado de Conservação de Invertebrados Marinhos organizada pelo CEPSUL.

Nesta oficina foram avaliadas 53 espécies pertencentes a cinco filos diferentes: Echinodermata, Annelida (Polychaeta), Hemichordata, Brachiopoda e Sipuncula. No Brasil, são conhecidas mais de 1.000 espécies destes filos, mas a avaliação priorizou as espécies já listadas como ameaçadas na lista oficial do Ministério do Meio Ambiente (IN/MMA nº 5/2004) Também procura-se avaliar invertebrados que sejam indicadores de qualidade ambiental, pelos serviços ambientais que estão envolvidos ou por serem utilizados comercialmente.

Algumas espécies que foram consideradas com algum grau de ameaça na instrução normativa de 2004, agora foram avaliadas como tendo saído desta condição, ou seja, melhoraram seu estado de conservação. Contudo, outras espécies passaram a ser consideradas como ameaçadas. Veja o quadro abaixo comparando a quantidade de espécies consideradas ameaçadas na Instrução Normativa de 2004 e as agora avaliadas:

GRUPO IN/MMA Nº05/2004 AVALIAÇÃO ATUAL

Polychaeta (poliquetas)

3 2
Brachiopoda (braquiópoda) 0 1
Echinodermata (equinodermos) 19 8
Hemichordata (Enteropneusta) 1 1
Total 23 12

img o que sao

A oficina que teve como coordenadora de táxon, a Drª. Antonia Cecilia Zacagnini Amaral (UNICAMP) e ponto-focal, o analista ambiental do CEPSUL Harry Boos Jr. alcançou êxito em seu objetivo, avaliando as 53 espécies propostas.

img oficina invertebrados set14