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Boletim Técnico Científico - Volume 6 - Numero 1 - Ano 1998 |
Resumo |
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A pescaria brasileira de lagostas tem apresentado um declínio continuo nos índices de captura. Acrescenta-se a este problema um sistema de processamento a bordo desatualizado que resulta num produto de qualidade inferior, que é comercializado a preços baixos no mercado internacional. Para minimizar este problema de baixa qualidade, uma nova operação foi desenvolvida para o transporte e manutenção de lagostas vivas a bordo para três categorias de pesca:
I. Pescaria de Ir-e-Vir: realizada por barcos a vela, onde a captura, transporte e desembarque é realizada diariamente. 2. Pesca de Dormida: realizada por barcos motorizados de pequeno tamanho que são auto-suficientes para permanecer no mar por 4 a 7 dias. 3. Pesca de lancha: realizada por barcos motorizados de tamanho médio com autonomia de 15 a 20 dias de mar. Para a primeira categoria de pesca construiu-se uma caixa de transporte que resultou numa taxa de sobrevivência superior a 92%. Para o segundo tipo, além da caixa de transporte, gaiolas submersas foram desenvolvidas para manter as lagostas vivas durante os dias de pesca. Isto resultou num índice de sobrevivência de 100%, para uma densidade de estocagem de 40 indivíduos/340 litros de àgua. Para a terceira categoria de pesca, a mais interessante e complexa, caixas de manutenção foram confeccionadas para manter as lagostas vivas em condições de alta densidade de estocagem(150 indivíduos/340 litros), para um período de 20 dias de pesca. |
Abstract |
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The lobster fishery has shown a continuous decline on the catch indexes in Brazil. In addition to this problem, an outdated processing system on board results in a product of inferior quality, commercialized at low prices in the international market.
To minimize the problem of low quality, a new operation was developed to transport and maintain live lobsters on board for three main categories of fishing: l. One-day fishing: Sailboats in which catching, transport and landing are accomplished daily. 2. Short-time fishing: Small-sized motor-vessels with selfsufficiency for 4 to 7 days at sea. 3. Long-time fishing: Medium-sized motor-vessels with selfsufficiency for 15 to 20 days at sea. For the first fishing category, a "transpor! box" was contrived which resulted in a survival index superior to 92%. For the second type, besides the "transport box", submersed cages were designed to maintain the lobsters alive during fishing days. This resulted in a survival index of 100%, for a stocking density of 40 specimens /340 liters. For the third fishing category, the most interesting and complex, maintenance boxes were created for live lobsters at high stocking density (150 specimens /340 liters), for a 20-day fishing period. |
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