Câmera para monitoramento de fauna é doada ao Parque

19/11/2013, por Mara Pais

Foto: Anderson MotaO PNSB iniciou monitoramento da fauna de médio e grande porte com o uso de câmera de armadilhamento fotográfico, também conhecida como câmera trap. Esse tipo de câmera vem sendo cada vez mais usado para se detectar as espécies de animais que ocorrem numa região, bem como sua densidade e outros aspectos de sua biologia. Explicando de maneira simples, essas câmeras possuem sensores de movimento e/ou temperatura que disparam "clics" quando um animal passa diante de seu visor.

A câmera que o PNSB está usando foi doada por um turista do Rio de Janeiro, Rodrigo Mota, grande apreciador do Parque e de sua fauna. A doação foi motivada pelo interesse de Rodrigo em auxiliar na obtenção do primeiro registro fotográfico da onça pintada no interior do Parque, cuja presença até o momento só foi comprovada por uma pegada na região da cachoeira do Veado (ver notícia). O equipamento também será útil para a detecção de outros mamíferos importantes, como a onça parda, a anta, grupos de queixadas, etc.

Num primeiro momento, a câmera está instalada na região serrana do Parque, mas poderá ser deslocada para outras regiões de acordo com os resultados obtidos. Espera-se em breve ter uma série de registros fotográficos para avaliação e divulgação.