Artigo científico sobre rã endêmica da Bocaina recebe prêmio internacional

10/03/2014, por Mara Pais

Acaba de ser premiado pela revista Copeia  o artigo "Redescription of Physalaemus barrioi (Anura: Leiuperidae)".  A premiação contempla o artigo como o melhor de Herpetologia publicado na revista no ano de 2012, na categoria "estudante".

O artigo em questão é de autoria de Diogo Provete e Michel Garey, que realizaram intensa coleta de dados na Bocaina durante seus estudos de mestrado e doutorado, respectivamente, pela UNESP de São José do Rio Preto. Participaram também da elaboração do artigo pesquisadores da UNICAMP e da UNESP de Rio Claro, incluindo o orientador de Michel, Célio Haddad.

O estudo trata da espécie Physalaemus barrioi, conhecida como rã-chorona-do-Barrio. A espécie foi descrita inicialmente em 1967, a partir de exemplares coletados no antigo campo de fruticultura de São José do Barreiro, área atualmente pertencente ao Parque Nacional da Serra da Bocaina e conhecida como Ponte Alta. Trata-se de uma espécie endêmica da Serra da Bocaina e, até o estudo de Diogo e Michel, pouco conhecida pela Ciência. Essa situação lhe rendeu o status de "quase ameaçada" na lista oficial das espécies da fauna ameaçadas de extinção no estado de São Paulo (Decreto Estadual n° 53.494/2008). Com a publicação, agregou-se ao conhecimento sobre esta espécie informações sobre morfologia, genética e história natural, incluindo vocalização, reprodução e desenvolvimento.

Sobre a premiação

A revista Copeia, pertencente à Sociedade Americana de Ictiólogos e Herpetólogos, é especializada na publicação de artigos originais sobre peixes, anfíbios e répteis. Anualmente um grupo de membros de seu conselho editorial seleciona os melhores artigos publicados no ano anterior.

Rã-chorona-do-Barrio. Hoje se sabe que seu habitat são os brejos permanentes em campos de altitude. Seu "canto" pode ser ouvido à noite, no período chuvoso entre os meses de outubro e março. Foto de Diogo Provete.Michel e Diogo coletando dados na Bocaina