Parque Nacional da Serra da Bocaina abre vagas para voluntários

Textro extraído do Portal do ICMBio

 Brasília (09/07/2013) – O Parque Nacional (Parna) da Serra da Bocaina, unidade de conservação federal sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, divulga a seleção da sexta fase de implementação do Programa de Voluntariado.

Serão disponibilizadas três vagas no município de São José do Barreiro (SP), sendo duas na área de regularização fundiária e uma para Comunicação Social. As inscrições começam nesta terça (9) e seguem até o dia 2 de agosto. O resultado da seleção deverá ser divulgado no dia 21.

Os candidatos selecionados na área de regularização fundiária deverão realizar atividades no período de no mínimo quatro semanas consecutivas (melhor período para o voluntário, exceto a primeira quinzena de setembro e o mês de dezembro). Para os selecionados na área de comunicação social, as atividades deverão ser concluídas também em quatro semanas (melhor período durante os meses de setembro na segunda quinzena, outubro e novembro).

Regularização fundiária

Uma das vagas para a área de regularização fundiária terá como principal atividade o preenchimento de planilha de cadastro fundiário e apoio a campo em trabalhos de levantamento de limites ou marcos de propriedades. A previsão da maior parte do trabalho é em escritório. A outra vaga como atividade principal apoiar no levantamento do cadastro fundiário em parte das terras públicas do parque (Núcleo Colonial Senador Vergueiro), parte alta do parque com trabalhos de campo (vistorias e entrevistas). A previsão de trabalho é para campo e escritório.

Para ambas as vagas o perfil desejado é estudante ou bacharel em Agronomia, Engenheira Florestal ou Ambiental, Geografia, Cartografia e áreas afins. É necessário ter conhecimento de informática (planilha eletrônica e editor de texto), uso de GPS e programas de geoprocessamento e ter disposição para aprender e realizar cópia digital de arquivos em papel. Outro ponto importante é saber trabalhar em grupo, ser proativo, ter organização, compromisso e ser imparcial.

Atualização do site

A última vaga destinada para o Programa de Voluntariado é na área de Comunicação Social e terá como principal atividade apoiar a atualização do website do Parque Nacional da Serra da Bocaina. Podem participar da seleção pessoas interessadas em contribuir com a divulgação da unidade de conservação em mídia digital. É necessário que o candidato tenha graduação em Jornalismo ou seja estudante a partir do 5° semestre, facilidade para a produção de textos, principalmente para a mídia digital, familiaridade com ferramentas de tratamento de imagens e de inserção de conteúdo em websites e interesse na agenda ambiental.

A gestão do Parque oferece aos voluntários a infraestrutura de alojamento, mas é necessário que cada um traga roupa de cama e banho, além de itens de higiene pessoal. Também será oferecida alimentação (café da manhã e marmitex no almoço e jantar, exceto final de semana), transporte para São José do Barreiro a partir das cidades da região melhor servidas por linhas rodoviárias como, por exemplo, Queluz (SP), Guaratinguetá (SP) ou Resende (RJ).

Serviço:

Mais informações pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou (24) 3371-3056.

 

Baixe aqui o arquivo com maiores informações e modelo de currículo a ser enviado para concorrer às vagas.