Expedição de pesquisa para conservação de peixes-boi na APACC acontece

exp peixeboi4Entre os dias 24 de outubro e 11 de novembro pesquisadores de diversas instituições do Brasil e até dos Estados Unidos realizam expedição de campo para captura, marcação com GPS e coleta de material biológico de peixes-boi no interior da APA Costa dos Corais.

Os pesquisadores estão trabalhando com duas embarcações, sendo um delas especialmente projetada para cerco e captura de peixes-boi. O objetivo da expedição é entender como os peixes-boi nativos utilizam o ambiente na região de Barra de Santo Antônio, Paripueira e litoral norte de Maceió e também avaliar a saúde da população destes animais, considerados ameaçados de extinção.

 

exp peixeboi3 Um drone também está sendo utilizado para mapear as áreas e auxiliar as embarcações durante os deslocamentos entre os recifes de coral da APA.

A expectativa é que três peixes-boi sejam capturados e liberados de volta ao ambiente. No dia 27/10, dois animais foram capturados, marcados com GPS e devolvidos após avaliação veterinária. Agora eles serão monitorados para que os pesquisadores possam entender quais as áreas mais importantes para os animais e sugerir medidas de conservação para reduzir as ameaças sobre a espécie.

 

exp peixeboi5Um renomado pesquisador do Sirenia Project / Serviço Geológico Americano, James Reid, está no Brasil para participar da expedição. Ele tem mais de 30 anos de experiência com peixes-boi na Flórida e realizou diversas capturas utilizando esta técnica. A cooperação entre os governos federais do Brasil e Estados Unidos foi iniciada em 1994 e possibilitou a capacitação de diversos pesquisadores brasileiros.

 

A expedição é coordenada pela ICMBio através da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais e do Programa Peixe-boi/CEPENE. Participam também da expedição a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, o Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental, a Fundação Mamíferos Aquáticos, a APA da Barra do Rio Mamanguape/ICMBio, o Centro Mamíferos Aquáticos/ICMBio, o Instituto Biota, o Instituto Mamirauá, as Universidades Federais do Pará e Minas Gerais e o Zoológico das Faculdades Integradas do Tapajós/PA.