if($formestructure): ?> endif;?> if($formestyle): ?> endif;?>
Entre os dias 27 e 29 de abril, em Tamandaré-PE, a Coordenação de Monitoramento da Conservação da Biodiversidade (COMOB), o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste (CEPENE) e o NGI Costa dos Corais realizaram, nas dependências do CEPENE, a etapa presencial do 1º Curso de Monitoramento Participativo da Pesca Artesanal na Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APACC).
O curso faz parte do Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade (MONITORA/ICMBio), Subprograma Marinho Costeiro. O Programa foi instituído pela Instrução Normativa ICMBio n.º 3/2017, e reformulado pela IN ICMBio n.º 2/2022 (clique para saber mais). Essa capacitação foi uma complementação do curso realizado de forma virtual entre os dias 28 e 31 de março com outras Unidades de Conservação (UCs) do Nordeste (clique para assistir as aulas).
O monitoramento da pesca é uma ferramenta de alta relevância para a gestão pesqueira. As ações de monitoramento são fundamentais para o conhecimento sobre os recursos pesqueiros, a biodiversidade e a exploração desses recursos. Nas UCs, esse monitoramento permite desenvolver estratégias para proteção e manejo da biodiversidade costeiro-marinho, pautando o uso sustentável de recursos pesqueiros com o conhecimento sobre a ocorrência e áreas de distribuição das espécies.
O evento foi realizado no CEPENE, contando com a participação de lideranças da pesca, bolsistas, estagiários e voluntários, O curso foi planejado e ministrado pelas equipes da COMOB, CEPENE e APACC depois de um amplo processo de discussão entre o ICMBio e o setor pesqueiro.
Na oportunidade, foram discutidas várias pautas, como o diagnóstico da pesca da UC, realizado em 2019, que servirá de parâmetro para o planejamento. Para saber mais sobre o Diagnóstico da Pesca da APA Costa dos Corais clique aqui:
Além disso, foram temas de discussão os protocolos de monitoramento da pesca, abordagem de entrevistas com pescadores, planejamento da coleta, tratamento e análise de dados, estratégias de interpretação coletiva dos resultados e comunicação.
Os cursistas também realizaram atividades práticas como a simulação de entrevista, biometria de peixes, moluscos e crustáceos e o preenchimento de formulários do monitoramento.
No site do ICMBio está disponível uma apostila que trata dos temas abordados no curso.(clique para conhecer)
O 1º Curso de Monitoramento Participativo da Pesca Artesanal na Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APACC) é o primeiro passo para a retomada das atividades presenciais da gestão da pesca na UC, que foi bastante prejudicada em função da pandemia de Covid-19.
A partir do curso a equipe da APACC, com apoio do CEPENE, está trabalhando na organização para desenvolvimento do planejamento participativo da gestão da pesca, sempre em parceria com o setor. Para tal, as reuniões presenciais com pescadores e pescadoras, nos diferentes municípios da UC serão retomadas.
Em paralelo, a equipe da APA Costa dos Corais já vem buscando estratégias para o fortalecimento da Rede de Pesca da APACC, referência nacional no engajamento, articulação e protagonismo.
ICMBIO realiza curso do PROGRAMA MONITORA na APACC