Estudo sobre o peixe-boi

No dia 14 de fevereiro de 2014 haverá a defesa da dissertação intitulada "Manejo para Conservação de Peixes-bois (Trichechus manatus) no Brasil: programas de soltura e monitoramento". A dissertação foi elaborada pelo nosso colega do CMA/ICMBio, Iran Normande, como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos da UFAL.

foto-galeria-materia-620-23o3 ng-128-peixe-boi-01

O trabalho está dividido em dois manuscritos: o primeiro realiza uma avaliação da eficácia do programa de solturas de peixes-bois realizado desde 1994 pelo Projeto Peixe-boi – CMA/ICMBio com o objetivo de reconectar populações isoladas e recolonizar áreas de ocupação histórica; o segundo manuscrito analisa os dados de telemetria satelital coletados entre 2008 e 2013 e determina áreas de vida, padrões de movimentação e de utilização do habitat pelos peixes-bois liberados à natureza.

Após quase vinte anos do programa de manejo para conservação dos peixes-bois, 38 indivíduos foram devolvidos para a natureza, com uma taxa de sucesso de 75%. Além de descrever os métodos utilizados para liberação dos peixes-bois, o trabalho aborda as implicações para a conservação e as lições aprendidas ao longo de quase duas décadas de trabalho.

Além de proporcionar o acompanhamento do sucesso do programa, a marcação dos peixes-bois com dispositivos de monitoramento por satélite gera informações valiosas sobre a utilização do ambiente pós-soltura. A determinação dos locais e recursos utilizados e a frequência de utilização destes geram subsídios para que gestores de UCs costeiro-marinhas incrementem a proteção de habitats prioritários para a espécie e auxiliem assim sua conservação.

Dentre os objetivos de criação da APA Costa dos Corais está a proteção das populações e dos habitats utilizados pelos peixes-bois marinhos. A espécie é considerada criticamente ameaçada de extinção no Brasil. A caça intensa no período colonial dizimou populações inteiras de peixes-bois, causando sua extinção nos estados do Espírito Santo, Bahia e Sergipe. Atualmente a degradação do habitat para instalação de fazendas de camarão e salinas é apontada como a principal ameaça à conservação da espécie.

Serviço:
Defesa de Dissertação de Mestrado "Manejo para Conservação de Peixes-bois (Trichechus manatus) no Brasil: programas de soltura e monitoramento".

Data: 14/02/2014 – 10h00min

Local: ICBS/UFAL, sala 201, Campus A. C. Simoes, Cidade Universitaria, Maceió/AL

 


foto-galeria-materia-620-23o3