Nova soltura de peixe-boi na APACC

Joana 1
Separação do animal a ser manejado (Ulisses Santos)
Joana 2
Manejo da Joana (Ulisses Santos)

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA/ICMBio) realizou, em 28 de julho de 2014, a soltura em ambiente natural do 37º peixe-boi marinho (Trichechus manatus Linnaeus, 1758), no estuário do Rio Tatuamunha, município de Porto de Pedras, AL, interior da APA Costa dos Corais.

O animal, uma fêmea medindo cerca de 2m78cm, com idade estimada em 4, 5 anos, batizada Joana, demonstrou ser uma fêmea de fibra e deu muito trabalho à equipe de técnicos e tratadores para a última biometria em cativeiro e, às 11h39min saiu do recinto no Rio Tatuamunha e ganhou liberdade.

Joana foi encontrada encalhada, ainda com resquícios de cordão umbilical, em março de 2010 no Pontal do Maceió, município de Fortim, CE. Esta cearense foi transportada de bimotor para o Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos, mantido pelo CMA em Itamaracá, PE, e, em 28 de abril deste ano, foi transportada em caminhões munk com mais 2 animais para um recinto de readaptação em Porto de Pedras. Após 3 meses de aprendizagem neste recinto, onde Joana aprendeu a lidar com as marés, com a variação de salinidade, com o ambiente do manguezal, conviveu com mais 6 peixes-boi e com outras espécies de manguezal, agora está apta à vida livre. Mas os cuidados da equipe do CMA não param por aí.

Joana foi marcada para identificações futuras e recebeu um equipamento de monitoramento por telemetria satelital, composto por um cinto acoplado à nadadeira caudal, que carrega um tether (tipo de cabo), com um house (tipo de boia flutuante), contendo GPS e transmissor de satélite (PPT). Através de uma conexão com a internet, em qualquer terminal, a equipe do CMA poderá localizar e acompanhar a aventura de Joana pelos primeiros meses de vida livre.

Ao longo dos 34 anos de existência, o Projeto Peixe-boi, coordenado pelo CMA/ICMBio, completa 20 anos de reintroduções de peixes-boi marinhos na natureza, com 37 indivíduos soltos. Vale destacar que com a criação do ICMBio, houve um aumento importante no número de reintroduções realizadas pelo CMA: entre 2008 e 2014, 26 animais foram devolvidos à natureza em 9 translocações.

O CMA conta com a parceria do Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA) e o apoio de diversas instituições para realização de pesquisas, manejo, monitoramento, desenvolvimento comunitário e educação ambiental nas áreas de ocorrência da espécie, entre elas: FUNBIO, Petrobras, Aquasis, UERN, APA Costa dos Corais/ICMBio, Fundação SOS Mata Atlântica, Fundação Toyota do Brasil, Grupo Beijupirá.

A sede do CMA/ICMBio está localizada em Itamaracá, PE e a principal área de reintroduções da espécie é o litoral norte de Alagoas, onde o CMA mantém uma Base Avançada Multifuncional com a APA Costa dos Corais, em Porto de Pedras, AL.