Oficina preparatória para Seminário de Pesca

DSC01059b
DSC01062b
DSC01067b

Nos dias 4 e 5 de novembro foi realizada uma oficina cujo objetivo foi iniciar o planejamento de 1° Seminário da Pesca Artesanal na APACC. Estiveram presentes pescadores de municípios da APACC, facilitadores da Rede Mangue Mar e analistas do ICMBio (CEPENE e APACC).

No dia 4, pela manhã, foi realizada uma atividade preliminar à oficina, o 3º Encontro do Fórum sobre Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste com os professores Mauro Maida e Beatrice Ferreira Padovani, ambos do Departamento de Oceanografia da UFPE. Na oportunidade foi apresentada a experiência realizada na área nos últimos 15 anos. O Fórum foi muito oportuno e serviu com uma boa base de discussão para a oficina.

A oficina se iniciou com uma apresentação realizada por Fabiano, analista ambiental do CEPENE, e integrante da Rede Mangue Mar, sobre o conceito e o papel da Rede MangueMar/PE, e a seguir o Analista Eduardo fez uma breve apresentação da APA Costa dos Corais e seu Plano de Manejo, enfocando o Zoneamento da UC e todos os pontos relevantes à atividade pesqueira.

Ainda no dia 04 os participantes se dividiram em grupos para discutir as questões prioritárias a serem abordadas pelo Seminário, inclusive levantando propostas e potenciais parceiros. No dia seguinte, em plenária, o grupo elencou os dois temas principais a serem abordados no Seminário, os quais: Plano de Manejo da APACC e Ordenamento e garantia dos territórios pesqueiros.

Antes do encerramento o grupo estabeleceu as estratégias para realização do Seminário, bem como o cronograma de atividades. Deverão ocorrer reuniões preparatórias nos municípios da APACC, no sentido de apresentar aos pescadores o que é a APACC, seu plano de Manejo, o zoneamento, ações relativas ao setor, e a programação do 1º Seminário sobre Pesca Artesanal na APA Costa dos Corais. Nessas reuniões preparatórias deverão ser abordadas questões relativas aos territórios pesqueiros e cada comunidade de pesca deverá eleger um representante para participar do Seminário (a APACC tem cerca de 34 comunidades pesqueiras). Foi considerado por todos que a mobilização e sensibilização são imprescindíveis para o êxito do Seminário, e, nesse sentido, foram estabelecidos os pontos focais de cada município para contribuir com o processo.

Ao final, após uma breve avaliação, foi identificado que o grupo tinha um objetivo em comum: "busca da sustentabilidade da atividade pesqueira" e todos se mostraram satisfeitos com os resultados alcançados, e cientes da importância do trabalho para os pescadores artesanais da APACC.