Branca ganha liberdade na APA Costa dos Corais

Peixe-boi 2 Gualter Pedrini Acervo ICMBio
Foto : Gualter Pedrini
Soltura Peixe-boi 29-09-2015 Acervo ICMBio
Foto: ICMBio

Nesta terça-feira, 29/09/2015, foi realizada mais uma soltura de peixe-boi marinho (Trichechus manatus) em Porto de Pedras/AL, interior da APA Costa dos Corais. A atividade está listada no Plano de Ação Nacional para conservação dos sirênios – PAN Sirênios e faz parte da estratégia de reintroduzir peixes-bois como forma de reconectar duas populações isoladas e proporcionar o fluxo gênico, reduzindo as chances de extinção da espécie. A soltura foi a terceira do ano de 2015 e é o 41° peixe-boi marinho devolvido à natureza no Brasil. A APA Costa dos Corais é o único sítio de soltura atualmente em operação.

Os peixes-boi marinhos são classificados como "Ameaçados". Sua população na natureza é estimada em 1000 indivíduos distribuídos de Alagoas ao Amapá. A perda de habitat e o encalhe de filhotes são as principais ameaças de extinção. O Projeto Peixe-boi/ICMBio realizada ações de regate, reabilitação e reintrodução dos filhotes encalhados e conta atualmente com apoio financeiro da Fundação Toyota do Brasil e da Fundação SOS Mata Atlântica através do Projeto Toyota APA Costa dos Corais.

A fêmea solta foi apelidada de Branca. Ela recebeu um rádio GPS que proporcionará o acompanhamento de sua adaptação ao ambiente e a realização de pesquisas que auxiliarão no aumento o conhecimento sobre a espécie e na formulação de políticas de forma a reduzir as ameaças. A soltura foi realizada pelo Programa Peixe-boi/ICMBio, executado pelo CMA, CEPENE e APA Costa dos Corais.

Cerca de 40 crianças de escolas públicas de Porto de Pedras acompanharam a atividade. Esses eventos aguçam a curiosidade das crianças e possibilitam que diversas de atividades didáticas sejam realizadas, contribuindo com a formação de cidadãos conscientes.

O peixe-boi Branca

Branca encalhou na Praia de Areias Alvas, no município de Grossos/RN em 19 de Setembro de 2011 e foi resgatada pela equipe do PCCB/UERN com o apoio dos técnicos da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos - AQUASIS. As duas equipes realizaram tentativas de busca por peixes-boi adultos nas áreas próximas ao encalhe do filhote, a fim encontrar a suposta mãe e assim poder realizar a tentativa de reintrodução imediata. Depois de esgotadas as tentativas, todas sem sucesso, o animal foi translocado para as instalações da AQUASIS, onde permaneceu até o filhote obter uma estabilização clínica e poder seguir para o centro de reabilitação do CMA/ICMBio, localizado na Ilha de Itamaracá/PE.

Em abril de 2014 Branca foi transportada para o estuário do rio Tatumunha em Porto de Pedras/AL, onde permaneceu em processo de aclimatação ao ambiente. No cativeiro de aclimatação o peixe-boi pode se adaptar a variações de maré e salinidade, pode ainda aprender a se livrar das raízes de mangue e a conviver com outros organismos, aumentando assim suas chances de sobrevivência após a soltura.