Biodiversidade

O Parque Nacional do Iguaçu, reconhecido como patrimônio natural mundial e palco das impressionantes Cataratas do Iguaçu, preserva importante remanescente da Mata Atlântica, compartilha sua beleza cênica e conserva sua biodiversidade promovendo benefícios socioambientais para as presentes e futuras gerações.

Com seus mais de 185 mil hectares, é um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica de interior e se insere em um contexto geográfico singular ao se conectar com outros fragmentos florestais semelhantes na Argentina, destacando-se o Parque Nacional Iguazú. Este contínuo florestal abriga uma rica biodiversidade, incluindo espécies raras e ameaçadas de extinção. A maior população de onças-pintadas da Mata Atlântica está nos Parques Nacionais do Iguaçu e Iguazú. As onças são os maiores predadores terrestres das Américas e representam o topo da cadeia alimentar, sendo sua reprodução natural significativo indicador do equilíbrio do ecossistema regional.

O Rio Iguaçu, depois de cortar todo o Estado do Paraná, recebe as águas purificadas da Bacia do Rio Floriano e outros rios do Parque, onde a floresta contribui com a formação de chuvas que realimentam o sistema hídrico da região, permitindo a existência de espécies raras e altamente exigentes quanto à qualidade de água, que é ainda melhor após o rio se derramar nos paredões das Cataratas. As majestosas Cataratas do Iguaçu, com o estrondoso barulho de suas quedas e o magnífico balé dos andorinhões, com um pôr-do-sol incandescente que abre caminho para o arco-íris prateado da lua cheia, proporciona experiências emocionantes, sensações incríveis de

vivências em contato com a natureza e atrai visitantes do mundo inteiro, sendo um dos mais visitados do Brasil.

O Parque Nacional do Iguaçu guarda, ainda, o registro da passagem das diferentes culturas e ocupações do Alto Paraná, evidenciado pela presença de sítios arqueológicos das etnias Itararé e Guarani e de estruturas históricas como o Hotel das Cataratas, a Usina São João e a Estrada das Cataratas.

Saiba mais: