APA Costa dos Corais ganha Guia Didático para auxiliar a formação de condutores de visitantes

DJI 0126

No dia 10 de dezembro de 2020, foi lançado um Guia Didático para auxiliar nas formações de condutores de visitantes na Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APACC). O material é fruto do Projeto Conduta Responsável na APA Costa dos Corais realizado e elaborado pelo Instituto Yandê e o ICMBio Costa dos Corais e contou com a parceria do Instituto Bioma Brasil e o Projeto Conservação Recifal e teve o apoio da Fundação Toyota do Brasil e a Fundação SOS Mata Atlântica. Foto: Maragogi, Rafael Munhoz.

O Guia foi concebido e pensado para ser um material consultivo de fácil entendimento, foi elaborado com técnicas de facilitação gráfica e escrita informal, sendo um material de agradável leitura. O Guia é uma importante ferramenta didática para auxiliar o curso de formação de condutores de visitantes e aborda conteúdos como, por exemplo, a importância das unidades de conservação, funcionamento/gestão e instrumentos legais da APACC, gestão participativa, contexto sociocultural, biodiversidade, serviços ambientais e turismo responsável.

Segundo Diego Santos, membro do Instituto Yandê e instrutor do curso de Conduta Responsável na APA Costa dos Corais, "O guia eleva o nível dos cursos, pois dessa maneira os condutores terão um material consultivo para acompanhar o desenvolvimento das aulas, assim como, depois que se formarem poderão revisitar os conteúdos e revisar o que está estabelecido nos regramentos da unidade de conservação e quais as diretrizes para a realização da conduta responsável no contexto da visitação".

Segundo Lilian Miranda, analista ambiental e ponto focal de Uso Público no ICMBio Costa dos Corais. "O condutor de visitantes da APA Costa dos Corais tem um papel fundamental na proteção da Unidade e na experiência do nosso visitante. O curso de condutores é a principal ferramenta de capacitação, possibilitando uma troca de experiências muito rica entre a gestão e os prestadores de serviços. O guia de conduta responsável é a consolidação de uma estratégia de comunicação já adotada pela UC, que considera a realidade de cada público na elaboração dos materiais."

O guia está disponível de maneira gratuita na versão digital ou para impressão no site do Instituto Yandê e vocês poderão ter acesso. Para acessar o guia (CLIQUE AQUI)

GUIA

Foto: Capa do Guia