Uso Público

USO PÚBLICO NO NGI COSTA DOS CORAIS

Uso Público é o termo utilizado para tratar a gestão da visitação em unidades de conservação, desde o planejamento, implementação de diferentes oportunidades de visitação e seu monitoramento e diferentes aspectos.

A visitação em Unidades de Conservação consiste na utilização do território protegido para atividades recreativas, desportivas, educacionais, culturais ou religiosas. Se você já esteve em uma Unidade de Conservação, mesmo que por poucas horas ou para um pernoite, para uma caminhada ou um mergulho autônomo, você é considerado um visitante.

A Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APA Costa dos Corais), uma das Unidades de Conservação mais procuradas do Brasil, proporciona aos seus visitantes uma grande diversidade de experiências, consequência da riqueza de seus atrativos naturais, históricos e culturais.

Assim, inúmeros são as oportunidades e os desafios para a gestão da visitação que tem como seus principais objetivos:
• Diminuir as pressões sobre os recursos naturais e a biodiversidade.
• Diversificar as oportunidades de visitação, ampliando a geração de negócios e renda para as comunidades locais.
• Aprimorar experiências de visitação.
• Promover um maior engajamento dos atores locais

Abaixo, algumas ferramentas para conhecer melhor a visitação na APACC. Qualquer duvida ou solicitação, use o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 

EssePainel250 Painel Informativo de uso público da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais - APACC. apresenta os diferentes tipos atrativos, serviços e atividades, além das diversas experiências ofertadas dentro da Unidade de Conservação e sua espacialização (mapas).

 

 

 

 

 

 

Guia250

 

Fruto do Projeto Conduta Responsável na APA Costa dos Corais realizado pelo Instituto Yandê em parceria com o ICMBio Costa dos Corais, Instituto Bioma Brasil e Projeto Conservação Recifal, com o apoio da Fundação Toyota do Brasil e Fundação SOS Mata Atlântica, o GUIA é um material de apoio do curso de condutores de visitantes na UC

 

 

 

 

PUP250

 

O Plano de Uso Público (PUP) da APA Costa dos Corais é um documento não normativo que propõe estratégias, diretrizes e prioridades de gestão visando estimular e ordenar o uso público, compatibilizando as demandas da sociedade com a proteção dos recursos e valores fundamentais da UC. Este documento está em fase final de conclusão, sendo recentemente aprovado pelo CONAPACC (EM DESENVOLVIMENTO)

 

 

 

Normas250

 

A fim de orientar os visitantes e os prestadores de serviços de apoio à visitação, está sendo desenvolvido uma compilação das NORMAS da UC. (EM DESENVOLVIMENTO)