(Foto: Marcelo Sabiá)

2022 - 110 mil visitantes

(Foto: Wagner da Costa Gomes)

Quem Somos


Parque Nacional de São Joaquim

Prezado(a) Visitante,

Para visitar o Morro da Igreja/Pedra Furada:

 É NECESSÁRIO O AGENDAMENTO PRÉVIO DO VEÍCULO, CONFIRMAÇÃO DO AGENDAMENTO E RETIRADA  DO INGRESSO NA SEDE DO ICMBio EM URUBICI. A VISITA É GRATUITA, MAS AS VAGAS SÃO LIMITADAS.

Somente será concedido um (01) agendamento por nome e CPF por dia. Agendamentos em duplicidade serão automaticamente cancelados.

LINKS PARA  AGENDAMENTO (clicar na data desejada)*

*ATENÇÃO! O agendamento estará disponível APROXIMADAMENTE com uma semana de antecedência e é feito para o veículo e não por passageiro. PARA DATAS POSTERIORES, AGUARDAR A ABERTURA DO AGENDAMENTO.

DIA 16/04/2024 - (TERÇA-FEIRA)

DIA 17/04/2024 - (QUARTA-FEIRA) VISITAÇÃO SOMENTE PELA MANHÃ (8-13h)

DIA 18/04/2024 - (QUINTA-FEIRA)

DIA 19/04/2024 - (SEXTA-FEIRA)

DIA 20/04/2024 - MANHÃ (SÁBADO)

DIA 20/04/2024 - TARDE (SÁBADO)

DIA 21/04/2024 - MANHÃ (DOMINGO)

DIA 21/04/2024 - TARDE (DOMINGO)

DIA 22/04/2024  - (SEGUNDA-FEIRA)

     ATENÇÃO!!!

- Poderá haver fila de espera junto à portaria de entrada do Parque Nacional. Nos finais de semana, feriados e alta temporada (janeiro, julho), sugerimos evitar o período entre 10h e 15h, devido à maior demanda, o que pode ocasionar maior tempo de espera.

- Após a confirmação do agendamento, não serão admitidas alterações na data da visita.

- Agendamentos em duplicidade, ainda que para dias distintos, implicarão no cancelamento de todos os agendamentos efetuados pelo visitante.

- O AGENDAMENTO NÃO É UMA  AUTORIZAÇÃO DE VISITA. Após a confirmação do agendamento, a autorização deverá ser retirada pessoalmente pelo titular da reserva, mediante apresentação de documento pessoal e do veículo, na sede do Parque Nacional de São Joaquim em URUBICI-SC, na Av. Pedro Bernardo Warmling, 1542, Bairro Esquina, a partir de dois dias de antecedência, até o dia da visita (com no mínimo uma hora de antecedência do horário limite para a visita), das 8h às 12h e das 13h às 17h* (*16h aos sábados, domingos e feriados).

- Não será permitido o acesso ao Morro da Igreja, de visitantes com o agendamento confirmado, mas que não tenham retirado a autorização na sede do Parque Nacional em Urubici.

- O tempo máximo de permanência na área do mirante é de 15 MINUTOS, independentemente das condições de visibilidade. A subida de outros visitantes, a partir da portaria do Parque, depende da descida dos que já estão na área do mirante. Colabore, para evitar filas. A neblina é frequente e pode ocorrer a qualquer hora do dia ou época do ano.

- A utilização de DRONES na área do Parque é proibida, conforme normativas constantes no Plano de Manejo.

- A visita com animais domésticos (cães, gatos e outros) é proibida. A presença  destes, em ambientes frequentados por animais silvestres, pode ocasionar a transmissão de patologias para ambos os lados e a perturbação da fauna nativa.

- Quaisque solicitações extraordinárias devem ser requisitadas com no mínimo 30 (trinta) dias de antecedência.

- Não há sanitários, pontos de alimentação e nem abrigos em todo o percurso no interior do Parque Nacional. Os visitantes somente devem estacionar e manter-se nas áreas de visitação regular, não sendo permitido realizar refeições, piquenique ou lanche na área do mirante. Nenhum resíduo (lixo) deverá ser descartado no Parque.

-A coleta de plantas, frutos, sementes, folhas, flores, galhos, troncos, lenha ou qualquer outra parte vegetal, bem como a captura, molestação, alimentação ou abate de animais silvestres são proibidos. Atividades de pesquisa necessitam de autorização específica pela gestão do Parque.

CONDUZA COM ATENÇÃO E CAUTELA! A estrada de acesso ao Morro da Igreja é íngreme, estreita e sinuosa. Respeite a sinalização e use freio motor ao descer. Poderá haver a presença de ciclistas ou animais na pista.

O DESCUMPRIMENTO ÀS NORMAS DE VISITAÇÃO SUJEITA OS INFRATORES À MULTA MÍNIMA DE R$ 500 (Art. 90 do Decreto Federal 6514/2008), BEM COMO A PROCESSO NA ESFERA CRIMINAL (Lei Federal 9605/1998).

A visitação poderá ser interrompida, a qualquer tempo, sem prévio aviso, em função de restrições ao tráfego na estrada de acesso, medidas sanitárias ou por outros motivos de força maior, que podem afetar inclusive as reservas já confirmadas. 

AS VAGAS PARA O FIM DE SEMANA DOS DIAS 27 e 28/08/2019 ESTÃO ESGOTADAS Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}

O Parque Nacional de São Joaquim é uma Unidade de Conservação Federal inserida no bioma Mata Atlântica e situada no sul do país, especificamente, na região serrana do estado de Santa Catarina.

A sua criação, através do Decreto 50.922, de julho de 1961, foi ligada à necessidade de proteção dos remanescentes de Matas de Araucárias, somando-se à relevância das "(...) terras, flora, fauna e belezas naturais".

Além de conservar ecossistemas existentes, os Parques Nacioais são criados com os objetivos de promover a educação ambiental, a pesquisa e a visitação pública.

Seu principal atrativo turístico é o Morro da Igreja (Pedra Furada), que pode acessado por estrada asfaltada através do município de Urubici. O parque também possui áreas nos municípios de Bom Jardim da Serra, Grão-Pará, Orleans e Lauro Muller.

CICLISMO na estrada do Morro da Igreja: 1) ciclistas individuais podem dirigir-se direto ao Portal e entregar preenchido documento em anexo.

Individual

2) Grupos com mais de 7 praticantes e menos de 26 devem providenciar autorização da administração do parque, com no mínimo cinco dias de antecedência. Se autorizado preencher o documento abaixo e entregar no portal.

 Grupo até 25 participantes

3) Grupos com 26 ou mais ciclistas devem fazer a solicitação com mais de trinta dias. Não autorizado em feriados prolongados e finais de semana.

NO CASO DOS ITENS 2 e 3 O PEDIDO SERÁ AVALIADO, PODENDO OU NÃO SER AUTORIZADO.

- Assuntos relativos ao Parque: atendimento em horário comercial pelo telefone (48) 9.8821-2718 ou no email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Sede Administrativa do Parque Nacional de São Joaquim - Av. Pedro Bernardo Warmling, 1542 - Esquina - Urubici/SC