Pesquisa Científica

Toda e qualquer pesquisa em Unidades de Conservação deve ser cadastrada do SISBIO e receber autorização prévia para sua realização.

O Sisbio é um sistema de atendimento à distância que permite a pesquisadores solicitarem autorizações para coleta de material biológico e para a realização de pesquisa em unidades de conservação federais e cavernas. Conheça a Instrução Normativa ICMBio n° 03/2014 que instituiu e regulamenta o Sisbio.

Os tipos de solicitações disponíveis no Sisbio são:

- Autorizações para atividades com finalidade científica

- Autorizações para atividades com finalidade didática (no âmbito do ensino superior)

- Licença Permanente

- Registro Voluntário para coleta e transporte de material botânico, fúngico e microbiológico

PARA MAIS INFORMAÇÕES ACESSE O LINK DO SISBIO:

https://www.gov.br/icmbio/pt-br/servicos/sistemas/sisbio-sistema-de-autorizacao-e-informacao-em-biodiversidade

Conheça a Instrução Normativa ICMBio n° 03/2014 que instituiu e regulamenta o Sisbio.

ACESSE O MANUAL DO USUÁRIO DO SISBIO

WhatsApp Image 2021-07-09 at 11.10.43WhatsApp Image 2021-07-09 at 11.16.15

Pesquisadores em campo. Créditos: Johnny Silveira

Diversas pesquisas científicas são realizadas no PARNA São Joaquim, pesquisas de extrema importância, seja sobre gestão e governança mas também  para conhecimento sobre a biodiversidade, os endemismos e mesmo as ameaças e  à esse ecossistema único protegido por esta Unidade de Conservação.

Um exemplo importante é o  Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBIO PELD) que foi  criado em 2004 com o objetivo de articular a competência regional e nacional, para que o conhecimento da biodiversidade brasileira seja ampliado e disseminado de forma planejada e coordenada, o que está ocorrendo por meio da instalação de parcelas permanentes que permitem a realização de pesquisas ecológicas de longa duração.

As pesquisas no âmbito do Programa do PPBIO-PELD no Parque foram iniciadas em 2013 e os resultados apresentados são importantes para a ciência e para a conservação da biodiversidade. O coordenador do PELD-BISC e professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Selvino Neckel de Oliveira afirma que "além de contribuir para o conhecimento da biodiversidade do Parque Nacional de São Joaquim, o projeto está formando novos pesquisadores. Além disso, o PELD-BISC está buscando interagir com a comunidade local para mostrar as suas descobertas. Elas são nossas aliadas para a preservação ambiental".

A equipe de pesquisadores do Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração – Biodiversidade de Santa Catarina (PELD-BISC) descreveu recentemente novas espécies de plantas e fungos, dentre as quais há espécies raras, endêmicas e/ou ameaçadas de extinção associadas às fitofisionomias protegidas pelo Parque Nacional de São Joaquim (PNSJ).

Acesse algumas notícias sobre as pesquisas e descobertas realizadas no Parque:

https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2021/06/05/referencia-no-legado-de-acervos-de-plantas-nativas-santa-catarina-tem-flora-ameacada.ghtml

https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2021/06/05/commelina-catharinensis-conheca-a-planta-rara-das-dunas-do-litoral-de-sc-e-ameacada-de-extincao.ghtml

https://www.nsctotal.com.br/noticias/flores-de-sc-commelina-catharinensis

https://www.nsctotal.com.br/noticias/dia-do-meio-ambiente-como-sc-enfrenta-o-desmatamento-e-avanca-na-protecao

https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2021/07/08/salgueiro-exotico-causa-impactos-nos-ecossistemas-naturais-da-serra-de-sc-mostra-pesquisa.ghtml

WhatsApp Image 2021-07-09 at 11.10.05

Pesquisadores em campo. Crédito:Alexandre Deschamps

KML DA SEDE DO PARNA NOS CAMPOS DE SANTA BARBARA -CLIQUE AQUI PARA SABER A LOCALIZAÇÃO

sede santa barbara

 O PARNA São Joaquim possui um alojamento de apoio aos pesquisadores, localizado nos Campos de Santa Bárbara. Para utilização do alojamento os(as) interessados (as) devem agendar com antecedência e confirmar disponibilidade para sua  reserva no email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. pois o  alojamento possui limitação de espaço e regras de uso.

SAIBA MAIS SOBRE O ALOJAMENTO E AS REGRAS DE USO CLICANDO AQUI