if($formestructure): ?> endif;?> if($formestyle): ?> endif;?>
Toda e qualquer pesquisa em Unidades de Conservação deve ser cadastrada do SISBIO e receber autorização prévia para sua realização.
O Sisbio é um sistema de atendimento à distância que permite a pesquisadores solicitarem autorizações para coleta de material biológico e para a realização de pesquisa em unidades de conservação federais e cavernas. Conheça a Instrução Normativa ICMBio n° 03/2014 que instituiu e regulamenta o Sisbio.
Os tipos de solicitações disponíveis no Sisbio são:
- Autorizações para atividades com finalidade científica
- Autorizações para atividades com finalidade didática (no âmbito do ensino superior)
- Licença Permanente
- Registro Voluntário para coleta e transporte de material botânico, fúngico e microbiológico
Clique aqui para ver lista de espécies vegetais do Parque
PARA MAIS INFORMAÇÕES ACESSE O LINK DO SISBIO:
https://www.gov.br/icmbio/pt-br/servicos/sistemas/sisbio-sistema-de-autorizacao-e-informacao-em-biodiversidade
Conheça a Instrução Normativa ICMBio n° 03/2014 que instituiu e regulamenta o Sisbio.
Pesquisadores em campo. Créditos: Johnny Silveira
Diversas pesquisas científicas são realizadas no PARNA São Joaquim, pesquisas de extrema importância, seja sobre gestão e governança mas também para conhecimento sobre a biodiversidade, os endemismos e mesmo as ameaças e à esse ecossistema único protegido por esta Unidade de Conservação.
Um exemplo importante é o Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBIO PELD) que foi criado em 2004 com o objetivo de articular a competência regional e nacional, para que o conhecimento da biodiversidade brasileira seja ampliado e disseminado de forma planejada e coordenada, o que está ocorrendo por meio da instalação de parcelas permanentes que permitem a realização de pesquisas ecológicas de longa duração.
As pesquisas no âmbito do Programa do PPBIO-PELD no Parque foram iniciadas em 2013 e os resultados apresentados são importantes para a ciência e para a conservação da biodiversidade. O coordenador do PELD-BISC e professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Selvino Neckel de Oliveira afirma que "além de contribuir para o conhecimento da biodiversidade do Parque Nacional de São Joaquim, o projeto está formando novos pesquisadores. Além disso, o PELD-BISC está buscando interagir com a comunidade local para mostrar as suas descobertas. Elas são nossas aliadas para a preservação ambiental".
A equipe de pesquisadores do Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração – Biodiversidade de Santa Catarina (PELD-BISC) descreveu recentemente novas espécies de plantas e fungos, dentre as quais há espécies raras, endêmicas e/ou ameaçadas de extinção associadas às fitofisionomias protegidas pelo Parque Nacional de São Joaquim (PNSJ).
Acesse algumas notícias sobre as pesquisas e descobertas realizadas no Parque:
https://www.nsctotal.com.br/noticias/flores-de-sc-commelina-catharinensis
https://www.nsctotal.com.br/noticias/dia-do-meio-ambiente-como-sc-enfrenta-o-desmatamento-e-avanca-na-protecao
https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2021/07/08/salgueiro-exotico-causa-impactos-nos-ecossistemas-naturais-da-serra-de-sc-mostra-pesquisa.ghtml
Pesquisadores em campo. Crédito:Alexandre Deschamps
KML DA SEDE DO PARNA NOS CAMPOS DE SANTA BARBARA -CLIQUE AQUI PARA SABER A LOCALIZAÇÃO
O PARNA São Joaquim possui um alojamento de apoio aos pesquisadores, localizado nos Campos de Santa Bárbara. Para utilização do alojamento os(as) interessados (as) devem agendar com antecedência e confirmar disponibilidade para sua reserva no email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. pois o alojamento possui limitação de espaço e regras de uso.
SAIBA MAIS SOBRE O ALOJAMENTO E AS REGRAS DE USO CLICANDO AQUI