Plano de Manejo

Conforme art. 2 º da lei 9985/2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza, o Plano de Manejo (PM) é definido como um documento técnico mediante o qual, com fundamentos nos objetivos gerais de uma unidade de conservação, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais,  inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da Unidade.

O PM  serve como referência fundamental para as decisões  de manejo e planejamento em um Unidade de Conservação (UC), descreve a missão da UC ao identificar o seu propósito, a sua significância, os seus recursos e valores fundamentais, além de fornecer subsídios para interpretação ambiental.


O Plano de Manejo do Parque Nacional de São Joaquim foi elaborado de forma participativa, com base na abordagem baseada no foundation document (FD) ou documento alicerce, em tradução livre, do Serviço de Parques Nacionals (NPS) dos Estados Unidos da América (EUA), adaptada ao contexto legal Brasileiro.

O PM do PARNA São Joaquim foi publicado pela Portaria nº 811 de 21 de setembro de 2018.

LINK PARA ACESSAR O PLANO DE MANEJO DO PARQUE NACIONAL DE SÃO JOAQUIM